A construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formação

Autores

  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4699

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Formação de professores, Polivalência

Resumo

O texto apresenta um desdobramento de pesquisa realizada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF) em Recife-PE, cujo objetivo foi o de compreender a construção da profissionalidade docente polivalente. Tem como foco discutir perspectivas para a formação inicial da habilitação profissional docente para os AIEFs, tomando a formação como exigência primeira de sua profissionalização. Da reflexão sobre os elementos estruturantes da profissionalidade polivalente indica-se tais perspectivas: i) a importância dos fundamentos da educação; ii) a pesquisa como princípio formativo incipiente; iii) o perfil de alfabetizador e o aprofundamento sobre a interdisciplinaridade. O estudo foi desenvolvido a partir de um olhar crítico-dialético observando as contradições, as múltiplas determinações e ampliando a compreensão do conteúdo singular da docência nos AIEFs e aspectos de sua totalidade.

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Biografia do Autor

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Faculdade de Educação - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Planejamento e Administração. Integra como formadora o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Cruz, S. P. da S. (2016). A construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formação. Linhas Crí­ticas, 21(46), 688–707. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4699

Edição

Seção

Dossiê 2015: Formação de Professores: propostas e concepções

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