Pesquisa-ação em educação: reconhecendo o sujeito contextualizado e os problemas educacionais

Autores

  • XIANG Beili Beijing Normal University

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4598

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Sujeito, Contextualização, Leitura

Resumo

A pesquisa-ação considera o sujeito como “o ator da contextualização” (Xia, 2006). Durante o processo da pesquisa, com membros de um grupo de leitura e estudo da pós-graduação na Beijing Normal University, realizei entrevistas, análise documental e bibliográfica e amadureci, gradativamente, de uma pesquisadora descontextualizada para uma pesquisadora-atora, capaz de visualizar a contextualização, além de interpretar, paulatinamente, o sujeito e os problemas educacionais como partes de uma interação recíproca do indivíduo com o seu contexto histórico, político, econômico, cultural e socialmente institucionalizado. No tratamento de objetividade, a pesquisa-ação em educação consiste em reestruturação da filosofia da pesquisa.

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Biografia do Autor

XIANG Beili, Beijing Normal University

Professora associada do Departamento de Gestão Educacional da Beijing Normal University. Doutora em História da Educação pela Beijing Normal University (China) e estudos de pós-doutorado pela Stanford University (EUA). E-mail: blxiang@bnu.edu.cn

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Beili, X. (2015). Pesquisa-ação em educação: reconhecendo o sujeito contextualizado e os problemas educacionais. Linhas Crí­ticas, 21(45), 503–530. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4598

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