Pesquisa-ação em educação: reconhecendo o sujeito contextualizado e os problemas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4598Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Sujeito, Contextualização, LeituraResumo
A pesquisa-ação considera o sujeito como “o ator da contextualização” (Xia, 2006). Durante o processo da pesquisa, com membros de um grupo de leitura e estudo da pós-graduação na Beijing Normal University, realizei entrevistas, análise documental e bibliográfica e amadureci, gradativamente, de uma pesquisadora descontextualizada para uma pesquisadora-atora, capaz de visualizar a contextualização, além de interpretar, paulatinamente, o sujeito e os problemas educacionais como partes de uma interação recíproca do indivíduo com o seu contexto histórico, político, econômico, cultural e socialmente institucionalizado. No tratamento de objetividade, a pesquisa-ação em educação consiste em reestruturação da filosofia da pesquisa.
Downloads
Referências
XIA, Linqing. A formação local do homem: o profissional da psicologia da educação nos desdobramentos político-histórcos. Pesquisa da Psicologia Aplicada, v. 31, pp. 201-239, 2006.
______. Uma lâmpada suficiente: identificar o caminho descoberto [J]. Pesquisa de Pscologia Aplicada, v. 23, pp. 131-156, 2004.
______. Prefácio do tradutor. A linha da pipa não rompe: a prática enraizada e profunda do realizador. SCHON, Donald. O realizador da reflexão: como um profissional reflete nas ações. Tradução: Xia Linqing. Beijing: Editora Ciências da Educação, 2007.
VASCONCELOS, José Mauro de. Meu querido pé de laranja lima. Tradução: Wei Ling. Beijing: Editora Tiantian, 2010.
______. Wikipedia. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mauro_de_Vasconcelos>. Acesso em: 15 ago. 2010.
MATIN, Cheryl E., Wasserman Mark. História da América Latina. Tradução: Huang Lin. Haikou: Editora Hainan, Editora Sanhuan, 2007.
Bethell Leslie (Org.). História da América Latina da Cambrigde. v. V. Tradução: Huyuding e outros. Beijing: Editora da Literatura de Ciências Sociais, 1992.
BURNS, E. Bradford. História condensada da América Latina. Tradução: Wang Ningkun. Changsha: Editora da Educação Hunan, 1989.
XIANG, Beili. A ternura necessita da segurança econômica básica [J]. Boletim Semanal Xinmin, v. 39, n. 610, pp. 52-55. 11 out. 2010-17 out. 2010.
ZHOU, Xiaopo. A ternura amortecer o coração da criança travessa do que castigo [J]. Revista Educação Chinesa, v. 10, 07 set. 2010.
LAREAU, Annette. A infância desigual. Tradução: Zhang Xuze. Editora da Universidade de Beijing, 2010.
MA, Li. O ponto de partida teórico da criação da Literatura Infantil: a essência da criança é ao sujeito. Jornal da Universidade Normal de Shenyang, Sessão de Ciências Sociais, v. 3, p.99. 2005.
WU, Shiying. Deixar que o passado revele o futuro ”“ auto-descrição dos 80 anos de Wu Shiying [J]. Jornal de Estudos Educacionais, v.5, pp.3-12. 2009.
WANG, Quangen. Literatura infantil e ensino de língua no ensino fundamental.Guangzhou: Editorial educacional de Guangzhou, 2006.
AGÊNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Anuário estatístico da educação chinesa (1987). Editora da Universidade Industrial de Beijing : Beijing, 1988.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA REPÚBLICA POPULA DA CHINA. Anuário estatístico da educação chinesa. Editora da Educação do Povo : Beijing, 2010.
AGÊNCIA NACIONAL DE ESTATÃSTICA. Boletim oficial do VI censo nacional de demografia, 2010. n. 2. Disponível em: <http://www.stats.gov.cn/tjfx/jdfx/t20110429_402722512.htm>. Acesso: 29 abr. 2011.
SKOCPOL, Theda. A imaginação histórica da sociologia. A perspectiva e metodologia da Sociologia histórica. Tradução: Feng Jiwen e outros. Shanghai: Editora Popular de Shanghai, 2007.
KING, Edmund. A escola do outro país e nossa escola: a educação comparativa de hoje. Tradução: Wang, Chengxu e outros. Beijign: Editora da Educação do Povo, 1989.
DEWEY, John. Experiência e Natureza. Obras selecionadas de teoria educacional de Dewey. Tradução e organização de: Zhao Xianglin e Wang Chengxu. Shanghai: Editora da Universidade Normal de Huadong, 1981.
EDITORA DE DICIONÁRIO DO INSTITUTO DE LÃNGUAS DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA CHINA. Dicionário do mandarim moderno. 5. ed. Beijing: Imprensa comercial, 2005. p.914.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Análise de dados da pesquisa qualitativa.Tradução: Zhang Fenfen. 2. ed. Taipei: Shuangye Galeria de Livros Ltd., 2006.
FLICK, Uw. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Li Zhengxian, Liao Zhiheng, Lin Jingru. Taipei: Wunan editora Ltd, 2007.
SCHÖN, Donald. A. O Realizador da reflexão: como um profissional reflete nas ações. Tradução: Xia Linqing. Beijing: Editora Ciências da Educação, 2007.
XIANG, Beili. (Des)construção. Anais do Congresso Estreito China-Taiwan sobre a Pesquisa-ação, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.