Vulnerabilidade social e performatividade: motivações da escolha das escolas militarizadas no Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202345897

Palavras-chave:

Escolas militarizadas, Escolas tradicionais, Vulnerabilidade social, Performatividade

Resumo

O presente artigo analisou os motivos que levam as Redes Públicas de Ensino do Maranhão a firmarem parcerias com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar, possibilitando que eles assumam a gestão administrativa de algumas de suas escolas. Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. No contexto investigado, a militarização se deu a partir da interface entre educação, vulnerabilidade social e performatividade, sem uma discussão e problematização das desigualdades sociais e do caráter público da escola, que é profundamente alterado.

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Biografia do Autor

Hélio Cleidilson de Oliveira Sena, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2021). Doutorando em educação pela Unisinos. E-mail: heliocleidilson@hotmail.com

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. E-mail: viviklaus@unisinos.br

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Publicado

25.01.2023

Como Citar

Sena, H. C. de O., & Klaus, V. (2023). Vulnerabilidade social e performatividade: motivações da escolha das escolas militarizadas no Maranhão. Linhas Crí­ticas, 29, e45897. https://doi.org/10.26512/lc29202345897

Edição

Seção

Artigos