O coordenador pedagógico e a formação continuada no programa Ler e Escrever

Autores

  • Camila dos Santos Almeida Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4403

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Formação continuada, Política de formação de professores

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que investigou o processo de formação de professores proposto pelo programa Ler e Escrever do Estado de São Paulo. O material empírico contou com análise documental, observações de momentos formativos, em uma Diretoria de Ensino e em uma escola, além de entrevista semiestruturada com a professora coordenadora. Os resultados apontaram que a formação privilegia vivências e repasse de práticas, num processo de convencimento estabelecido em uma relação de poder. Apesar de se constatar um fortalecimento da função do professor coordenador, o programa vincula a importância do trabalho desse profissional à melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações em larga escala.

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Biografia do Autor

Camila dos Santos Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e integrante do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP), no período de 2012-2014.

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Integrante do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. 

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

Almeida, C. dos S., & Tassoni, E. C. M. (2014). O coordenador pedagógico e a formação continuada no programa Ler e Escrever. Linhas Crí­ticas, 20(43), 665–686. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4403

Edição

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