Nós, de Salim Miguel: mediações de leitura no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202244012

Palavras-chave:

Ensino Médio, Mediação de leitura, Vestibular

Resumo

Neste artigo, discute-se como estudantes se relacionam com obras literárias quando sua mediação prioriza a experiência estética e artística. Foi uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram narrativas escritas pelos estudantes, produzidas durante um grupo focal, analisadas segundo a abordagem da reversibilidade de Barthes (1997). Como resultados, sinaliza-se que as narrativas dos alunos evidenciaram que a leitura do literário se deu como experiência estética e que o ensino da literatura no Ensino Médio, ao fazer uso das listas de livros a serem lidos no exame do Vestibular, pode dar-se pela fruição.

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Biografia do Autor

Lívia Perenha Vetter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Camboriú, SC, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Vale de Itajaí (2019). Professora efetiva de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Membro dos Grupos de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora e Consciência e Humanidades em Educação. E-mail: livia.vetter@ifc.edu.br

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale de Itajaí, Itajaí, SC, Brasil

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale de Itajaí. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. E-mail: adairneitzel@gmail.com

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Publicado

13.10.2022

Como Citar

Vetter, L. P., & Neitzel, A. de A. (2022). Nós, de Salim Miguel: mediações de leitura no Ensino Médio. Linhas Crí­ticas, 28, e44012. https://doi.org/10.26512/lc28202244012

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