Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial

Autores

  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo
  • Hiran Pinel Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4395

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Síndromes raras, Fenomenologia-existencial

Resumo

Tem como objetivo principal entender como sujeitos que apresentam uma síndrome rara são vistos-existenciados pelos outros seres que os rodeiam. Para tanto, caracterizamos algumas síndromes raras que se fazem presentes nas escolas de ensino comum; uma breve discussão acerca da inclusão, escolarização e práticas pedagógicas desenvolvidas com sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento no contexto da escola comum. Por fim são apresentadas algumas discussões acerca da fenomenologiaexistencial, que conduziu o estudo, bem como a discussão dos dados coletados numa pesquisa de campo com foco numa criança com uma síndrome rara em processo de inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ciências Humanas ”“ Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor adjunto do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e faz Residência Pós-Doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG). Professor Associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. 

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

Drago, R., & Pinel, H. (2014). Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial. Linhas Crí­ticas, 20(43), 605–627. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4395

Edição

Seção

Artigos