Performance: operador teórico no campo da Educação a partir da Teoria Ator-Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243415

Palavras-chave:

Performance, Teoria Ator-Rede, Educação

Resumo

Este ensaio conceitua performance a partir da interlocução entre referenciais da Teoria Ator-Rede (TAR) e discute esse constructo como um operador teórico no campo da Educação. Complementarmente, o ensaio sintetiza cinco pesquisas em Educação, as quais abarcam em suas questões de interesse diferentes performances como desdobramentos de intervenções pedagógicas situadas. As ideias construídas neste trabalho sugerem que as (inter)ações estabelecidas em redes sociomateriais possibilitam assumir performance como afetações que reverberam em estados no mundo de maneira processual, múltipla e coexistente.

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Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professor Associado do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenador do Grupo de estudos e pesquisa em cultura digital, mídias e Educação (Link@). E-mail: marcinholima@ufsj.edu.br

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Publicado

01.08.2022

Como Citar

Lima, M. R. de. (2022). Performance: operador teórico no campo da Educação a partir da Teoria Ator-Rede. Linhas Crí­ticas, 28, e43415. https://doi.org/10.26512/lc28202243415

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