Infância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogo

Autores

  • Raquel Gonçalves Salgado Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4256

Palavras-chave:

Infância, Relações intergeracionais, Experiências, Contemporaneidade

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir como crianças e professoras significam mutuamente suas experiências de infância. A pesquisa situa-se no campo dos estudos da infância. Grupos de discussão sobre diversas experiências de infância, entre crianças e professoras de turmas de educação infantil, realizados em uma brinquedoteca universitária, consistem em estratégias metodológicas. Entre as professoras, há uma tendência em valorar as experiências atuais da infância como dissonantes de um ideal que se perdeu no tempo. As crianças, por outro lado, trazem a tecnologia e o consumo como marcas de suas experiências, questões que precisam ser contempladas na agenda da educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Raquel Gonçalves Salgado, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. 

 

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Publicado

09.05.2014

Como Citar

Salgado, R. G. (2014). Infância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogo. Linhas Crí­ticas, 20(41), 63–80. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4256

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Estudos da Infância

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