Educação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook

Autores

  • Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4200

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Tecnologia Digital, Facebook, Diálogo

Resumo

O artigo busca investigar a página na rede social Facebook intitulada “Diário de Classe”, criada em 2012 por uma estudante brasileira com o intuito de denunciar problemas estruturais e pedagógicos de sua escola. Procura-se entender a potencialidade da internet como campo de expressão, sem negar a tênue linha que separa o elemento positivo das manifestações virtuais de um perigoso processo exibicionista e de formação de opiniões fixas. Trata-se de assinalar a importância da criticidade no uso das tecnologias digitais e quão tais aparatos telemáticos estão envolvidos na discussão contemporânea sobre a formação do indivíduo.

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Biografia do Autor

Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

É pós-doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha. Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

31.12.2013

Como Citar

Lopes, A. H. R. G. de P., & Zuin, A. Álvaro S. (2013). Educação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook. Linhas Crí­ticas, 19(40), 631–647. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4200

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