Educação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook

Autores

  • Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4200

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Tecnologia Digital, Facebook, Diálogo

Resumo

O artigo busca investigar a página na rede social Facebook intitulada “Diário de Classe”, criada em 2012 por uma estudante brasileira com o intuito de denunciar problemas estruturais e pedagógicos de sua escola. Procura-se entender a potencialidade da internet como campo de expressão, sem negar a tênue linha que separa o elemento positivo das manifestações virtuais de um perigoso processo exibicionista e de formação de opiniões fixas. Trata-se de assinalar a importância da criticidade no uso das tecnologias digitais e quão tais aparatos telemáticos estão envolvidos na discussão contemporânea sobre a formação do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

É pós-doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha. Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ADORNO, Theodor W. O que significa elaborar o passado. In: _______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: _______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.

BACON, Francis. Novum organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Tradução de José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

COSTA, Belarmino César Guimarães da. Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualização. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, vol. 7, n. 19, p. 87-103, jul. 2010.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1997.

FABER, Isadora. Diário de Classe. Florianópolis, SC: 2012. Disponível em <https://www.facebook.com/DiariodeClasseSC >. Acesso em: 17 jan. 2013.

FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: ______. (Orgs.) Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades da tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LYOTARD, Jean-François. Algo assim como: comunicação... sem comunicação. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Tradução de Rogério Luz et alii. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas à s inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In: MILL, D.; PIMENTEL, N. Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

OLIVEIRA, Alessandro Eleutério de. ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 34, p. 561-582, set.-dez. 2011.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a Internet está escondendo de você. Tradução de Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar editores, 2012.

PESQUISA revela hábitos de uso de TV, computador e celular por jovens. São Paulo: 2012. Disponível em: < http://www.arede.inf.br/noticias/4526-pesquisa-geracoes-interativas >. Acesso em: 08 out. 2013.

PROFESSORES da Escola Maria Tomázia Coelho resolvem dar a sua versão ao DC. Florianópolis, SC: 2012. Disponível em: < http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2012/11/professores-da-escola-maria-tomazia-coelho-resolvem-dar-a-sua-versao-ao-dc-3947872.html >. Acesso em: 17 jan. 2013.

SAFERNET. 87% dos jovens afirmam que não possuem restrições para uso da Internet. São Paulo: 2008. Disponível em < http://www.safernet.org.br/site/noticias/jovens-sem-limites-internet-revela-pesquisa-in%C3%A9dita-safernet >. Acesso em; 11 out. 2012.

SANTOS, Laymert Garcia dos. A televisão e a Guerra do Golfo. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Tradução de Rogério Luz et alii. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

THOMPSON, John. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução de Wagner de Oliveira Brandão. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução de Antônio Álvaro Soares Zuin, Fabio Durão, Francisco Fontanella e Mario Frungillo. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.

Downloads

Publicado

31.12.2013

Como Citar

Lopes, A. H. R. G. de P., & Zuin, A. Álvaro S. (2013). Educação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook. Linhas Crí­ticas, 19(40), 631–647. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4200

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.