Interesse e a superação do learnification para a prática filosófica

Autores

  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade de Campinas
  • Jussara Cristina Barboza Tortella Pontifícia Universidade de Campinas
  • Andrea Oliveira Silva Pontifícia Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4197

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Educação, Interesse, Mediação, Prática filosófica

Resumo

O presente texto discute o conceito de interesse e a crítica, feita por Gert Biesta, ao fenômeno “learnification” da educação como base para a prática filosófica no contexto do ensino de filosofia. O problema do texto está assim formulado: qual a importância do interesse e da crítica contida no conceito del learnification, circunscritos a partir de John Dewey e Gert Biesta, para a prática filosófica que possa consolidar o ensino de filosofia? Se a filosofia reivindica a atitude filosófica do professor, esta atitude parece reivindicar, igualmente, o interesse, a partir de uma nova visão sobre a educação que não se restrinja à aprendizagem como base fundamental para a prática filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade de Campinas.

Jussara Cristina Barboza Tortella, Pontifícia Universidade de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Pontifícia Universidade de Campinas. 

Andrea Oliveira Silva, Pontifícia Universidade de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade de Campinas. Bolsista CAPES.

Referências

BIESTA, Gert. Beyond Learning: Democratic Education for a Human Future. Colorado: Paradigm Publishers, 2006.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Trad. Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BIESTA, Gert. Giving teaching back to education: responding to the disappearance of the teacher. Phenomenology & Practice, Vol. 6, nº 2, p. 35-49, 2012.

BIESTA, Gert. Philosophy of Education for the Public Good: Five challenges and an agenda. Educational Philosophy and Theory, Vol. 44, nº. 6, 2012a.

BIESTA, Gert. Good Education in an Age of Measurement. Ethics, Politics, Democracy. Boulder: Paradigm Publishers, 2010.

BRASIL. Lei 11.684, de 21 de junho de 2008. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?tipo_norma=LEI&numero=011684&data=2008&SUBMIT1=Pesquisar. Acesso em: 15 de abr. 2013.

CUNHA, Marcos Vinícius da. Jonh Dewey: Uma filosofia para Educadores em sala de aula. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

DALBOSCO, Claudio. Natureza da pesquisa em educação. In HENNING, Leoni Maria Padilha. Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional. Londrina: UEL, 2010, vol. I.

DEWEY, John. Interest in Relation to the Training of the Will. In MCDERMOTT, J.J. (Ed.) The Philosophy of John Dewey: The lived experience. New York: Capricorn Books, 1973.

DEWEY, John. Interest and Effort in Education. New York: Touchstone, 1997.

DEWEY, John. Experience & Education. New York: Touchstone, 1997a.

DEWEY, John. Democracy and Education. Lexington: Feather Trail Press, 2009.

DEWEY, John. Vida e educação. Trad. Anísio S. Teixeira. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

HUME, David. An Inquiry concerning Human Understanding. New York: Oxford, 1999.

JONAS, Mark E. Dewey’s Conception of Interest and its Significance for Teacher Education. Educational Philosophy and Theory, vol. 43, nº 2, pp. 112-129, 2011.

MENDONÇA, Samuel. Proposta de filosofia para o Estado de São Paulo: a autonomia do educador problematizada a partir de Was ist Aufklärung, de Kant. Cadernos de Educação UFPel, Pelotas, nº 39, pp. 135-152, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SASS, O.; LIBA, F.R.T. Interesse e a educação: Conceito de junção entre a psicologia e a pedagogia. Imagens da Educação, v.1, n.2, p.35-45, 2011.

Downloads

Publicado

31.12.2013

Como Citar

Mendonça, S., Tortella, J. C. B., & Silva, A. O. (2013). Interesse e a superação do learnification para a prática filosófica. Linhas Crí­ticas, 19(40), 595–608. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4197

Edição

Seção

Dossiê:Educação a distância

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.