Interesse e a superação do learnification para a prática filosófica
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4197Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Educação, Interesse, Mediação, Prática filosóficaResumo
O presente texto discute o conceito de interesse e a crítica, feita por Gert Biesta, ao fenômeno “learnification” da educação como base para a prática filosófica no contexto do ensino de filosofia. O problema do texto está assim formulado: qual a importância do interesse e da crítica contida no conceito del learnification, circunscritos a partir de John Dewey e Gert Biesta, para a prática filosófica que possa consolidar o ensino de filosofia? Se a filosofia reivindica a atitude filosófica do professor, esta atitude parece reivindicar, igualmente, o interesse, a partir de uma nova visão sobre a educação que não se restrinja à aprendizagem como base fundamental para a prática filosófica.
Downloads
Referências
BIESTA, Gert. Beyond Learning: Democratic Education for a Human Future. Colorado: Paradigm Publishers, 2006.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Trad. Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BIESTA, Gert. Giving teaching back to education: responding to the disappearance of the teacher. Phenomenology & Practice, Vol. 6, nº 2, p. 35-49, 2012.
BIESTA, Gert. Philosophy of Education for the Public Good: Five challenges and an agenda. Educational Philosophy and Theory, Vol. 44, nº. 6, 2012a.
BIESTA, Gert. Good Education in an Age of Measurement. Ethics, Politics, Democracy. Boulder: Paradigm Publishers, 2010.
BRASIL. Lei 11.684, de 21 de junho de 2008. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?tipo_norma=LEI&numero=011684&data=2008&SUBMIT1=Pesquisar. Acesso em: 15 de abr. 2013.
CUNHA, Marcos Vinícius da. Jonh Dewey: Uma filosofia para Educadores em sala de aula. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
DALBOSCO, Claudio. Natureza da pesquisa em educação. In HENNING, Leoni Maria Padilha. Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional. Londrina: UEL, 2010, vol. I.
DEWEY, John. Interest in Relation to the Training of the Will. In MCDERMOTT, J.J. (Ed.) The Philosophy of John Dewey: The lived experience. New York: Capricorn Books, 1973.
DEWEY, John. Interest and Effort in Education. New York: Touchstone, 1997.
DEWEY, John. Experience & Education. New York: Touchstone, 1997a.
DEWEY, John. Democracy and Education. Lexington: Feather Trail Press, 2009.
DEWEY, John. Vida e educação. Trad. Anísio S. Teixeira. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
HUME, David. An Inquiry concerning Human Understanding. New York: Oxford, 1999.
JONAS, Mark E. Dewey’s Conception of Interest and its Significance for Teacher Education. Educational Philosophy and Theory, vol. 43, nº 2, pp. 112-129, 2011.
MENDONÇA, Samuel. Proposta de filosofia para o Estado de São Paulo: a autonomia do educador problematizada a partir de Was ist Aufklärung, de Kant. Cadernos de Educação UFPel, Pelotas, nº 39, pp. 135-152, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SASS, O.; LIBA, F.R.T. Interesse e a educação: Conceito de junção entre a psicologia e a pedagogia. Imagens da Educação, v.1, n.2, p.35-45, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
