Paulo Freire está vivo no movimento da educação popular

Autores

  • Nélida Cespedes Rossel Conselho de Educação de Adultos da América Latina - CEAAL

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3982

Palavras-chave:

Educação popular, Política, Ética, Movimento social

Resumo

O artigo é uma reflexão acerca da relevância da contribuição de Paulo Freire e da educação popular e sua perspectiva crítica e transformadora para o atual momento histórico de crise social, econômica, educativa e ambiental. É um ponto de vista do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL), que, como uma rede, articula vários processos socioeducativos, com organizações de base e outras redes. E procura modificar as situações que não permitem condições humanas e sociedades justas. A contribuição de Paulo Freire é significativa, por seu pensamento político, ético e educativo a partir da atual leitura do contexto, para daí ressignificar o sentido da educação e sua colaboração para a construção de outro mundo possível.

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Biografia do Autor

Nélida Cespedes Rossel, Conselho de Educação de Adultos da América Latina - CEAAL

Educadora peruana, presidente do Conselho de Educação de Adultos da América Latina, e membro do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação. Coordenadora Regional de Tarefa em Ayacucho.

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Rossel, N. C. (2012). Paulo Freire está vivo no movimento da educação popular. Linhas Crí­ticas, 18(37), 449–463. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3982

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

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