Paulo Freire está vivo no movimento da educação popular

Autores

  • Nélida Cespedes Rossel Conselho de Educação de Adultos da América Latina - CEAAL

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3982

Palavras-chave:

Educação popular, Política, Ética, Movimento social

Resumo

O artigo é uma reflexão acerca da relevância da contribuição de Paulo Freire e da educação popular e sua perspectiva crítica e transformadora para o atual momento histórico de crise social, econômica, educativa e ambiental. É um ponto de vista do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL), que, como uma rede, articula vários processos socioeducativos, com organizações de base e outras redes. E procura modificar as situações que não permitem condições humanas e sociedades justas. A contribuição de Paulo Freire é significativa, por seu pensamento político, ético e educativo a partir da atual leitura do contexto, para daí ressignificar o sentido da educação e sua colaboração para a construção de outro mundo possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nélida Cespedes Rossel, Conselho de Educação de Adultos da América Latina - CEAAL

Educadora peruana, presidente do Conselho de Educação de Adultos da América Latina, e membro do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação. Coordenadora Regional de Tarefa em Ayacucho.

Referências

DE RIVERO, Oswaldo. Cap. VI La búsqueda de El Dorado. En: DE RIVERO, Oswaldo. El mito del desarrollo. Lima: FCE, 2001. Disponível em: <http://optica.machorro.net/Lecturas/mito/MitoDelDesarrollo.html>. Acesso em: 29 fev. 2012.

FOUCE, José María. La filosofía de Marx. 2. Alienación e ideología. Webdianoia. La filosofía en el bachillerato, s.f. Disponível em: <http://www.webdianoia.com/contemporanea/marx/marx_fli_alien.htm>. Acesso em: 1º mar. 2012.

FREIRE, Ana María. Testimonios. Decisio, México, CREFAL, n. 10, 64-65, jan.”“abr. 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia del oprimido. México: Siglo XXI Editores, 1970.

_______.Cartas a quien pretende enseñar. 2. reimp. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2004.

_______.La educación como práctica de la libertad. 2.ed. Montevideo: Editorial Tierra Nueva, 1970. Tradução direta do português Educação como prática da liberdade, por LiliánRonzonie, Prólogo de Julio Barreiro. 3. ed. Montevideo: Siglo XXI Editores, 1997.

_______. Política y educación. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 1996.

_______. Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. México : Siglo XXI Editores, 1997.

_______. Pedagogía de la esperanza. 1. ed. en español. México: Siglo XXI Editores, 1992.

_______. Pedagogía de la tolerancia. Organização e nota de Ana Maria Araújo Freire. México: FCE, CREFAL, 2006.

JARA HOLLIDAY. Oscar. Trayectos y búsquedas de la sistematización de experiencias en América Latina1959-2010. San José: Ed. CEP Alforja, 2010.

LEIS ROMERO, Raúl. Entrevista con Raúl Leis. Gente de Mente, programa de TV. Panamá 2011.

MEJÃA JIMENEZ, Marco Raúl. Pedagogía y aprendizajes. En: MEJÃA JIMENEZ, Marco Raúl.Educaciones y Pedagogías Críticas desde el Sur (Cartografías de la Educación Popular). CEAAL; DVV; BMZ. Lima: 2011, p. 135-145.

NAVARRO RAMOS, Jesús Arturo. Algunas notas para acercarse al pensamiento de Paulo Freire desde la Pedagogía de la Esperanza, 2009. Disponível em: <http://www.docstoc.com/docs/42724999/Algunas-notas-para-acercarse-al-pensamiento-de-Paulo-Freire>. Acesso em: 28 fev. 2012.

NÚÑEZ HURTADO, Carlos. Vigencia del pensamiento de Paulo Freire. Educación de adultos y desarrollo, Bonn, DVV internacional, n. 69, 2007. Disponível em: <http://www.iiz-dvv.de/index.php?article_id=281&clang=3>. Acesso em: 28 fev. 2012.

OSORIO VARGAS, Jorge. Profundizando el Aporte de la Educación Populary el CEAAL en América Latina y el Caribe: Lectura del Periodo 1993-1996. La Piragua, México, CEAAL, n. 20, 7-16, 2004. También véase OSORIO VARGAS, Jorge. Subjetividad y política: ensayo histórico-memorial sobre la educación popular. Merlinescas. Humanidades, educación y política, Valparaíso, 3 ago. 2010. Disponível em: <http://merlinescas.blogspot.com/2010_08_01_archive.html>. Acesso em: 28 fev. 2012.

PALUDO,Conceição. Educación Popular: Dialogando con Redes Latinoamericanas (2000-2003). La Piragua, México, CEAAL, n. 20, 63-79, 2004.

PONTUAL, Pedro. Educación popular y democratización de las estructuras políticas y espacios públicos. La Piragua, México, CEAAL, n. 20, 63-79, 2004.

TORRES, Rosa María. “Los múltiples Paulo Freires”. Educación de adultos y desarrollo, Bonn, DVV internacional, n. 69, 2007. Disponível em: <http://www.iiz-dvv.de/index.php?article_id=277&clang=3>. Acesso em: 28 fev. 2012.

_______. Discurso y práctica de la educación popular. Quito: Centro de Investigaciones, 1988.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Rossel, N. C. (2012). Paulo Freire está vivo no movimento da educação popular. Linhas Crí­ticas, 18(37), 449–463. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3982

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.