Protagonismo docente em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138846

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação Básica, Pandemia covid-19, Tecnologias Educacionais

Resumo

O artigo aborda a prática docente dos professores da educação básica em tempos de pandemia provocada pela covid-19 com a finalidade de analisar a expressão do protagonismo docente nesse contexto. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e depoimentos escritos. Os dados indicam que os professores buscaram proporcionar uma prática docente inclusiva para inserir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem empregando as tecnologias disponíveis, criando redes de apoio entre os docentes e os discentes. Essas práticas possibilitaram gerar novas formas de ensinar nas quais se expressa o protagonismo docente.

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Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, PR, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Membro do grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. Professora da Uninter. E-mail: joana.romanowski@gmail.com

 

João Antonio Rufato, Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, PR, Brasil

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2021). Membro do grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. Professor da Uninter. E-mail jjrufato@gmail.com

Vanessa Pagnoncelli , Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, PR, Brasil

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2021). Membro do grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. E-mail pagnoncelli.vanessa@gmail.com

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Publicado

14.10.2021

Como Citar

Romanowski, J. P., Rufato, J. A. . ., & Pagnoncelli , V. . (2021). Protagonismo docente em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 27, e38846. https://doi.org/10.26512/lc27202138846

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia