Singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3731Palavras-chave:
Escrita;, Psicose;, Educação inclusivaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica, percebidas a partir das interrogações construídas na observação, acompanhamento e análise das produções escritas de sujeitos que participaram de pesquisa acadêmica coordenada pelas autoras. O texto apresenta questões e, a partir de uma abordagem ética inclusiva e psicanalítica, traz as produções escritas nos trabalhos dos sujeitos acompanhados, as quais são teoricamente categorizadas; Jacques Lacan é um dos principais autores que alicerçam a análise teórica.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter et al. Textos escolhidos.São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores)
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
______. O seminário. Livro III, as Psicoses. Rio de Janeiro: Zahar, 1988a.
______. O seminário. Livro XX, mais ainda. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
______.O seminário. Livro XXIII, O sinthoma. 1975-1976. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
______. Nomes-do-pai. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
______. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
QUINET, Antônio. Psicose e laço social: Esquizofrenia, paranóia e melancolia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
RITVO, Juan. O conceito de letra na obra de Jacques Lacan. Escola Letra Freudiana, v. 17, n. 26. Riode Janeiro: Contra Capa, 2000.
RODRIGUES, Fátima Lucília Vidal. A produção escrita de sujeitos em estruturação psicótica: paraalém das letras. 2003. 218 f. Dissertação (Mestrado) ”“ UFRGS, Programa de Pós-graduação em Educação,Porto Alegre, 2003.
______. Métodos, técnicas e recursos na educação de alunos com síndromes do espectro do autismo.In: KELMAN, Celeste Azulay. Métodos, técnicas e Recursos na educação de pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais. Brasília: Editora da UnB, 2008.
SCHÄFFER, Margareth. Subjetividade e enunciação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 24, 1999.
SOLER, Colette. O inconsciente a céu aberto da psicose. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
