Intencionalidade e responsabilidade
a experiência em Dewey para a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36898Palavras-chave:
Educação inclusiva, Experiência, Formação docenteResumo
Do ponto de vista da formação docente, o conceito de experiência em Dewey configura-se como ato investigativo no qual pesquisar situações de aprendizagem significativas amplia competências profissionais. Ao questionar o engajamento docente com vistas ao desenvolvimento de todos e à construção de uma sociedade mais igualitária, este artigo demonstra que o conceito aproxima-se à educação inclusiva quando há preocupação social. Com o levantamento bibliográfico da obra de Dewey, propõe-se uma leitura para a educação inclusiva, condensando nas palavras intencionalidade e responsabilidade os pilares da ação docente.
Downloads
Referências
Dewey, J. (1948). La experiencia y la naturaleza. Fondo de Cultura Económica.
Dewey, J. (1952). La busca de la certeza: um estudio de la relación entre el conocimiento y la acción. Fondo de cultura económica.
Dewey, J. (1959). Vida e Educação: I – A criança e o programa. II – Interesse e Esforço. Cia Editora Nacional.
Dewey, J. (1967). Experiencia y Educación. Losada.
Dewey, J. (1970). Liberalismo, liberdade e cultura. EDUSP.
Dewey, J. (1991). The public and its problems. Ohio University Press.
Dewey, J. (2002). A Escola e a Sociedade. A Criança e o Currículo. Relógio d’água.
Dewey, J. (2007). Democracia e Educação. Platano Editora.
Dewey, J. (2008). Democracia cooperativa: escritos políticos escolhidos de John Dewey 1927-1939. EDIPUCRS.
Dewey, J. (2010). Human nature and conduct: an introduction to social psychology. Nabu Press.
Dewey, J. (2017). How we think. Andesite Press.
Galter, M. I., & Favoreto, A. (2020). John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Linhas Críticas, 26, 1–15. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/28281/27067
Malaguzzi, L. (1999). História, ideias e filosofia básica. Em C. Edwards, L. Gandini & G. Forman. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. (pp. 59-104). Artes Médicas Sul.
Malaguzzi, L. (2001). La educación infantil en Reggio Emilia. Octaedro/Rosa Sensat.
Pinazza, M. A. (2014). Formação de profissionais de educação infantil em contextos integrados: informes de uma investigação-ação. [Tese Livre de docência, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da FEUSP. http://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-01122014-155847
Rinaldi, C. (2006). In dialogue with Reggio Emilia: Listening, researching and learning. Routledge.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariane Falco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
