Profissão docente: representações sociais de professoras da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3675Palavras-chave:
Representação social, Profissão, Professor(a)Resumo
O artigo analisa as representações sociais do ser professor. Para compreensão da natureza simbólica da profissão, adotamos a Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 20 professoras efetivas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, PE. O procedimento de coleta utilizado foi a entrevista. A análise de conteúdo orientou a interpretação dos dados. Os resultados apontam que a vocação marca essas representações sociais. Falta de reconhecimento, várias jornadas acumuladas e baixos salários ganham destaque nos depoimentos. Os resultados constituem um alerta para as políticas públicas resgatarem a valorização e reconhecimento social de docentes.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações da identidade docente: uma contribuição para aformulação de políticas. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n.57, p. 579-594, out./dez. 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos Cedes, vol. 19, n. 44, p. 19-32, abril, 1997.
BRZEZINSKI, Ãria. A formação e a carreira de profissionais da educação na LDB 9.394/96: possibilidadese perplexidades. In: BRZEZINSKI, Ãria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 147-167.
ENGUITA, Mariano. A ambigüidade da docência entre o profissionalismo e a proletarização. RevistaTeoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 41-61, 1991.
ESTEVE, Jose Manuel. Mudanças Sociais e função docente. In: NÓVOA, Antonio (Org.). ProfissãoProfessor. Lisboa: Porto Editora, 1995. p. 93-124.
JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.).As Representações Sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. p. 17-44.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional:formar-se para a mudança e a incerteza.2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MADEIRA, Margot Campos. Representações Sociais de Professores sobre a própria profissão: Ã busca de sentidos. Universidade Católica de Petrópolis ”“ UCP. Disponível em: Acesso: em 22 mai. 2006.
MAURÃCIO, Lucia Velloso. A opção pelo magistério representada por professoras de ensinofundamental em memoriais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 115-138, abr. 2009.
MINAYO, Maria Cecília. Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo:HUCITEC, 2000.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
_________. Representações Sociais:Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003.
NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto, 1999.
PAREDES, Eugenia Coelho. Entrevista: anotações para pesquisadores iniciantes. In: MENIN, MariaSuzana; SHIMIZU, Alessandra (Orgs.). Experiência e representação social:questões teóricas e meto-dológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p.131-156.
POPKEWITZ, Tomás. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a suahistória, ideologia e potencial. In: NÓVOA, Antonio (Coord.). Os professores e sua formação.Lisboa:Dom Quixote, 1995.
SACRISTÁN, Jose Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). profissão Professor.2. ed. Porto: Porto, 1999.
SHIMIZU, Alessandra de Morais et al. Representações Sociais sobre identidade e trabalho docente: a formação inicial em foco.In:Anais da 31ª Reunião Anual da ANPED, 31, Caxambu, 2008.
SPINK, Mary Jane. O conhecimento no cotidiano:as Representações Sociais na perspectiva da psicologia. São Paulo: Brasiliense, 1995.
VALLE, Ione Ribeiro. Da “identidade vocacional” Ã “identidade profissional”:a constituição de um corpodocente unificado. Perspectiva,Florianópolis, v. 20, n. Especial, p. 209-230, jul./dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.