É possível construir a Docência Universitária?

Autores

  • Cecília Luiza Broilo Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS
  • Mari Margarete dos Santos Forster Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS
  • Maurício Cesar Vitória Fagundes Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3540

Palavras-chave:

Docência;, Pedagogia universitária;, Processo de formação

Resumo

A presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação.

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Biografia do Autor

Cecília Luiza Broilo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2004). Pesquisadora da UFRGS. Professora Titular e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS

Mari Margarete dos Santos Forster, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), com Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal (2009). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS.

Maurício Cesar Vitória Fagundes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Professor de Ensino Superior e Médio da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Matinhos ”“ PR.

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Publicado

31.12.2009

Como Citar

Broilo, C. L., Forster, M. M. dos S., & Fagundes, M. C. V. (2009). É possível construir a Docência Universitária?. Linhas Crí­ticas, 15(29), 233–249. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3540

Edição

Seção

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

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