É possível construir a Docência Universitária?

Autores

  • Cecília Luiza Broilo Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS
  • Mari Margarete dos Santos Forster Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS
  • Maurício Cesar Vitória Fagundes Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3540

Palavras-chave:

Docência;, Pedagogia universitária;, Processo de formação

Resumo

A presente pesquisa busca entender os movimentos da universidade referentes à formação pedagógica de seus professores e a possibilidade de construção da docência universitária através do Projeto Político-Pedagógico. As orientações metodológicas utilizadas baseiam-se nos princípios etnográficos, envolvendo estudo de caso, observação, análise documental e entrevistas com docentes/gestores/alunos. Como síntese provisória, destacamos que Projetos Político-Pedagógicos que rompem com modelos verticais de funcionamento das instituições têm possibilidades de contribuir para a formação da docência universitária; este não é um processo linear com pronta adesão e entendimento de todos, mas sim um processo permeado por contradições, interesses, opções políticas, pressões internas e externas. Portanto, tratando se de um processo aberto, dialógico, dialético, essas características, permanecendo como fundantes, permitirão o afloramento das contradições e, no trato coletivo, a construção do caminho de sua superação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Luiza Broilo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2004). Pesquisadora da UFRGS. Professora Titular e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS

Mari Margarete dos Santos Forster, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), com Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal (2009). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo ”“ RS.

Maurício Cesar Vitória Fagundes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Professor de Ensino Superior e Médio da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Matinhos ”“ PR.

Referências

ANDRÉ, Marli Afonso. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, maio 1983.

BRASIL. Lei n. 5.540/68, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 1968.

BUARQUE, Cristovam. A aventura da universidade.2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, Autores Associados, 2005.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos.6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

______. Pedagogia do oprimido. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

HARGREAVES, Andy. Hacia uma geografia social de la formación docente. In: PÉREZ GÓMES, Ángel Ignacio; ANGULO RASCO, José Félix; BARQUÃN RUIZ, Javier (Orgs.). Desarrolo profesional del docente: política, investigación y práctica. Madrid: Akal, 1999. p. 119-145.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Afonso. Pesquisa em educação qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2004.

MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Ideologia e desenvolvimento nacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros ”“ Iseb, 1960.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente:contra o desperdício da experiência.São Paulo: Cortez, 2005.

______. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Heron. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais.Porto Alegre: Sulina, 1996. p. 15-33.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço:técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes. 2002.

TEIXEIRA, Anísio. Educação superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1989.

Downloads

Publicado

31.12.2009

Como Citar

Broilo, C. L., Forster, M. M. dos S., & Fagundes, M. C. V. (2009). É possível construir a Docência Universitária?. Linhas Crí­ticas, 15(29), 233–249. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3540

Edição

Seção

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.