Subjetividade e coisificação: um estudo introdutório
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3377Palavras-chave:
Subjetividade;, Coisificação;, ConsciênciaResumo
O contexto histórico da modernidade tece novas dimensões da constituição do homem e da sociedade. O momento traz em seu bojo a marca emblemática da elevação do sujeito, o qual tende a potencializar sua possibilidade de emancipação e esclarecimento. Entretanto, a promessa iluminista de autonomia não se cumpre, o movimento de esclarecimento redunda em alienação da consciência humana, concretizando uma subjetividade regredida e, por isso, fragilizada. Consolida-se um sujeito da razão individual que tende à irreflexão e ao automatismo, a um estado de res, de coisa. Este trabalho visa uma análise preliminar dos elementos que possibilitam tal coisificação da subjetividade.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Sociologia. São Paulo: Ática, 1993.
CROCHIK, José Leon. O desencanto sedutor: a ideologia da racionalidade tecnológica. Inter-ação,Goiânia, v. 28, n. 1, p.15-35, jan./jun. 2003.
DESCARTES. O discurso do método. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1962,p. 37-79.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: ______. Obras psicológicas. Rio de Janeiro:Imago, v. 21, 1996a, p. 73-148.
______. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. In: ______. Obras psi-cológicas. Rio de Janeiro: Imago, v. 12, 1996b, p. 81-154.
______. Além do princípio do prazer. In: ______. Obras psicológicas. Rio de Janeiro: Imago, v.18, 1996c, p. 17-80.
HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Trad.: Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel.São Paulo: Paz e Terra, 2004a.
______. A era do capital. São Paulo: Paz e Terra, 2004b.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000.
HORKHEIMER. Max; ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento:fragmentos filosóficos.Trad.: Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.
______; ______. Temas básicos da sociologia. Trad.: Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix e Edusp,1973.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
______. Eros e civilização:uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Trad.: ÁlvaroCabral. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1975.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos- filosóficos. Trad.: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1989.
______. O capital:crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os pensadores).
MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt:luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Moderna,1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.