Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas

Autores

  • Lais Maria Sá Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3318

Palavras-chave:

Universidade pública;, Mudança de paradigmas;, Saber científico

Resumo

Este artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico Ã  globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário.

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Biografia do Autor

Lais Maria Sá, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB, 1992). Pós-Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Docente da Faculdade de Educação e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB

Referências

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Publicado

30.06.2007

Como Citar

Sá, L. M. (2007). Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas. Linhas Crí­ticas, 12(23), 217–228. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3318

Edição

Seção

Artigos