Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio

Authors

  • Benigna Maria Villas Boas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3283

Keywords:

Avaliação;, Avaliação formativa;, Formação de professores;, Feedback;, Avaliação informal;, Autoavaliação

Abstract

O texto analisa a importância da avaliação formativa no processo de formação de professores, para que, como conseqüência, ela seja praticada em escolas de todos os níveis. Apresenta-se o entendimento de processo de formação de professores de cursos de formação de professores, e de avaliação formativa. Analisam-se as características da avaliação formativa e de três dos seus componentes essenciais. Conclui-se que: a) os professores aprendem a avaliar enquanto se formam o que justifica a prática da avaliação formativa em todos os níveis escolares; b) o feedback é elemento-chave na avaliação formativa; c) a vivência d feedback que se transforma em auto-monitoramento, da avaliação informal encorajadora e complementadora da avaliação formação e da auto-avaliação que dá responsabilidade ao aluno contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Com esse entendimento, a avaliação cumpre sua vocação de promover aprendizagem duradoura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Benigna Maria Villas Boas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1993) e Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (1997). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

References

ALLAL, Linda; LOPEZ, Lucie Mottier. Formative assessment of learning: a review of publicationsin French. In OECD. Formative assessment: improving learning in secondary classrooms. Paris:OECD Publishing, 2005.

BLACK, Paul; DYLAN, Wiliam. Assessment and classroom learning. Assessment in education:principles, policy and practice. UK, London: Carfax Publishing, v. 5, n. 1, p. 7-74, march 1998.

BLACK, Paul et al. Assessment for learning: putting it into practice. England: Open UniversityPress/McGraw-Hill Education/McGraw-Hill House, 2003.

BOURDIEU, Pierre e CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, MariaAlice e CATANI, Afrânio Mendes (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

Bullying basics. Disponível em: www..org. Acesso em: 1 abr. 2005.

ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre:Artmed, 1989.

FREITAS, Luiz Carlos de. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes,v. 23, n. 80, p. 301-327, set. 2002. ISSN 0101-7330.

HARLEN, Wynne; JAMES, Mary. Assessment and learning: differences and relationships betweenformative and summative assessment. Assessment in Education: principles, policy & practice. UK:Carfax Publishing, v. 4, n. 3, p. 365-379, nov. 1997.

INEP. Disponível em: www.inep.gov.br/imprensa/noticias/saeb/news04_17_imp.htm. Acesso em:3 out. 2004.

OECD. Formative assessment: improving learning in secondary classrooms. Paris: OECDPublishing, 2005.

SADLER, Royce. Formative assessment and the design of instructional systems. InstructionalScience, n. 18, p. 119-144, June 1989.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. As práticas avaliativas e a organização do trabalhopedagógico. FE/Unicamp, tese de doutorado em Educação, 1993.

______. A avaliação nos cursos de formação de profissionais da educação no Distrito Federal: confronto entre a teoria e a prática. Relatório de pesquisa. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação,2000, mimeo.

______. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

WEEDEN, Paul; WINTER, Jan; BROADFOOT, Patricia. Assessment: what’s in it for schools?London and New York: Routledge Falmer, 2002.

Published

2006-10-31

How to Cite

Villas Boas, B. M. (2006). Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas, 12(22), 75–90. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3283

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.