A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna

Autores

  • Ilan Gur-Ze'ev

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3276

Palavras-chave:

Bildung;, Contra-educação;, Educação padronizadora;, Escola de Frankfurt

Resumo

O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilan Gur-Ze'ev

Senior Lecturer em Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Haifa, Israel, desde 1984.

Referências

ADORNO, Theodor. Negative dialectics(translated by E. Ashton). New York: Seabury Press,1973.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialektik der Aufklaerung. Frankfurt a Main:Suhrkamp, 1988.

BENJAMIN, Walter. Schriften, II. Frankfurt a Main: Suhrkamp, 1982.

______. Ueber den Begriff der Geschichte. In: Gesammelte Schriften, I.2, Frankfurt a Main:Suhrkamp, 1974, p. 693-704.

GEUSS, Raymond. Kultur, bildung, geist. History and Theory. v. 35, n. 2, p. 151-164, 1996.

GUR-ZE'EV, Ilan. Walter Benjamin and Marx Horkheimer: from utopia to redemption. TheJournal of Jewish Thought and Philosophy. v. 8, p. 119-155, 1998a.

______. Towards a non-repressive critical pedagogy. Educational Theory. v. 48, n. 4, p. 463-486,Fall 1998b.

______. Philosophy, politics and education in Israel. Tel-Aviv: University of Haifa, 1999.

______. Cyberfeminism and education in the era of the exile of spirit. Educational Theory. v. 49,n. 4, p. 437-455, Fall 1999.

GUR-ZE'EV, Ilan; MASSCHELEIN, Jan; BLAKE, Nigel. Reflectivity, reflexion, and counter-education. Studies in Philosophy and Education. v. 20, n. 2, p. 93-106, 2001.

HARAWAY, Dona. Simians, cyborgs and women. New York: Routledge, 1991.

HERMANN, Ley. Bildungund Ideologie. Deutsche Zeitschrift fuer Philosophie. v. 21, p. 1.178-1.194, 1973.

HORKHEIMER, Max. Eclipse of reason. New York: Oxford University Press, 1974.

______. Kritische Theorie gestern und heute. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985a, p. 471-508.

______. Die Aktualitaet Schopenhauers. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main: Fischer,1985b, p. 313-339.

______. Dawn & Decline. Notes 1926-1931 and 1950-1969. New York: Seabury Press, 1978.

______. Die Sehnsucht nach dem ganz Anderen. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985c, p. 385-404.

______. Wertfreiheit und Objektivitaet ”“ Max Weber, In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt aMain: Fischer, 1985f, p. 259.

______. Die verwaltete Welt kennt keine Liebe. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985d, p. 362.

______. Philosophie und Studium. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer,1985e, p. 381-390.

______. Ueber das Vorurteil. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer, 1985f, p.200.

______. Lehren aus dem Faschismus. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer,1985g, p. 11.

______. Gedanken zur politische Erziehung. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985h, p. 150.

______. Begriff der Bildung. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer, 1985i, p.409.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialectic of Enlightenment(translated by JohnCumming). New York: Herder and Herder, 1973.

LEVINAS, Emmanuel. Collected Philosophical Papers(translated by Alphonso Lingis). The Hague:Martinus Nijhoff, 1987.

MARCUSE, Herbert. One Dimensional Man. Tel Aviv: Sifriyat Poalim, 1971 (in Hebrew).

NIETZSCHE, Friedrich. An attempt at self-criticism. In: The Philosophy of Nietzsche. (translatedby Clifton Fadiman). New York: New American Library, 1954, p.

OELKERS, Juergen. The origin of the concept of Allgemeinbildungin the 18th century Germany.Studies in Philosophy and Education, v. 18, p. 25-41, 1999.

Downloads

Publicado

31.10.2006

Como Citar

Gur-Ze’ev, I. (2006). A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna. Linhas Crí­ticas, 12(22), 5–22. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3276

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.