Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático

Autores

  • Mary Rangel CNPq

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3236

Palavras-chave:

Livros didáticos;, Critérios de qualidade;, Literatura acadêmica;, Programa

Resumo

Este estudo foi feito no interesse de oferecer aos educadores uma síntese analítica de enfoques  de livros didáticos, conforme se apresentam na literatura acadêmica e nos termos de guias e  catálogos atuais do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2005. Assim, o encaminhamento  do texto iniciou-se por percorrer a literatura, considerando alguns dos estudos críticos  (social, histórica e politicamente situados) sobre os livros didáticos. Seguiu-se a essa revisão  a síntese analítica das publicações do PNLD/2005, procurando-se, principalmente, observar  parâmetros básicos e comuns a diversas áreas de conhecimento. Na consideração final do estudo,  observam-se aspectos comuns da literatura e das publicações do PNLD/2005, ressaltando-se a  importância de que se preserve a autonomia de escolha, de forma coletiva, fundamentada e  consciente, dos professores, de acordo com o projeto político-pedagógico e as circunstância das  escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Rangel, CNPq

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1990).  Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense (UFF, 1994). Professora  Titular de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1995).  Pós-Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP, 1998).  Pesquisadora do CNPq.

Referências

ALVES, Nilda. O cotidiano do livro didático: a articulação do conteúdo e do método nos livrosdidáticos. Brasília/Rio de Janeiro: Inep/Flacso, 1986. Relatório final. Mimeografado.

APPLE, Michael W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gêneroem educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

AZEVEDO, Janete Maria Lins. Educação e reprodução: o caso do ensino da História do Brasil.Dissertação, 1981 (Curso de Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco.

BALAU, Virgínia Lopes. Texto didático: reflexão sobre análise de conteúdo e análise do discurso.Dissertação, 1982 (Curso de Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo.

BALZAN, Newton. Prefácio. In: PACHECO, Decio. Tarefa de escola. Campinas: Papirus, 1983,p. 9-13.

BONAZZI, Marisa; ECO, Umberto. Mentiras que parecem verdades. São Paulo: Summus, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Ciências. Volume 1.Guia de livros didáticos 2005. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 2004a.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Geografia. Volume 6.Guia de livros didáticos 2005. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 2004b.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. História. Volume 5.Guia de livros didáticos 2005. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 2004c.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Língua Portuguesa.Volume 2. Guia de livros didáticos 2005. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 2004d.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Matemática. Volume 3.Guia de livros didáticos 2005. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 2004e.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio:PNLEM/2005, Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2004f.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio:PNLEM/2005, Matemática. Brasília: MEC, 2004g.

FREITAG, Bárbara; COSTA, Wanderly Ferreira da; MOTTA, Valéria Rodrigues. O livro didáticoem questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PACHECO, Decio. Tarefa de escola. Campinas: Papirus, 1983.

PASSINI, Elza Yazuko. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte:Ed. Lê, 1998.

Downloads

Publicado

31.03.2006

Como Citar

Rangel, M. (2006). Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático. Linhas Crí­ticas, 11(21), 187–200. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3236

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.