O congado vai para a escola e a escola vai para o congado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292

Palavras-chave:

Congado, Cultura Negra, Educação Especial

Resumo

Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação, Coordenador do Grupo de Pesquisa GERAES - História e Historiografia da Educação/UFOP. E-mail: mvfonseca2@yahoo.com.br

Fabiana Siqueira Silva, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Graduação em geografia pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais (IFMG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: fabiana.siqueirasilva@yahoo.com.br

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Publicado

10.11.2020

Como Citar

Fonseca, M. V., & Siqueira Silva, F. (2020). O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Crí­ticas, 26, e32292. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292

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