A cultura de paz na "Escola de Pais e Filhos"
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3207Palavras-chave:
Educação para a paz;, Resolução de conflitos;, Cultura de paz;, Juventude;, Educação vivencial;, Escola de pais e filhosResumo
A Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) desenvolve o projeto sócio-educativo "Escola de Pais e Filhos", de cará ter interinstitucional e interdepartamental, que acontece "fora da escola formal", num espaço oportuno e, de certa forma, propício a que se pensem estratégias pedagógicas de educação, muito mais do que de simples ensino. As questões da infância, da adolescência, da família, da sociedade são enfocadas sob o prisma dos "direitos fundamentais" e, dessa forma, as medidas sócio-educativas e protetivas assumem um caráter de "re-significação" do ato infracional, praticado por jovens e adolescentes, buscando ir além do papel fiscalizador, punitivo e reparador. Ao contrário, busca-se conduzir os jovens e seus familiares a uma reflexão sobre os motivos, as condições e o contexto social nos quais aconteceu o rompimento com a família e/ou a exclusão da mesma, e o confronto com a lei, de sorte que todos possam vir a entender o real significado de seus atos, identificar suas responsabilidades nos episódios, vindo a reparar o mal causado a si próprios e à sociedade, reconstruindo um projeto de vida a partir da cultura da paz. A "Escola de Pais e Filhos" conta com a participação de docentes e técnicos-administrativos da UnB, profissionais voluntários da comunidade externa, estudantes-bolsistas dos cursos de Serviço-Social, Pedagogia e Psicologia e está aberta à realização de estágios curriculares e à pesquisa.
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