A cultura de paz na "Escola de Pais e Filhos"
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3207Palavras-chave:
Educação para a paz;, Resolução de conflitos;, Cultura de paz;, Juventude;, Educação vivencial;, Escola de pais e filhosResumo
A Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) desenvolve o projeto sócio-educativo "Escola de Pais e Filhos", de cará ter interinstitucional e interdepartamental, que acontece "fora da escola formal", num espaço oportuno e, de certa forma, propício a que se pensem estratégias pedagógicas de educação, muito mais do que de simples ensino. As questões da infância, da adolescência, da família, da sociedade são enfocadas sob o prisma dos "direitos fundamentais" e, dessa forma, as medidas sócio-educativas e protetivas assumem um caráter de "re-significação" do ato infracional, praticado por jovens e adolescentes, buscando ir além do papel fiscalizador, punitivo e reparador. Ao contrário, busca-se conduzir os jovens e seus familiares a uma reflexão sobre os motivos, as condições e o contexto social nos quais aconteceu o rompimento com a família e/ou a exclusão da mesma, e o confronto com a lei, de sorte que todos possam vir a entender o real significado de seus atos, identificar suas responsabilidades nos episódios, vindo a reparar o mal causado a si próprios e à sociedade, reconstruindo um projeto de vida a partir da cultura da paz. A "Escola de Pais e Filhos" conta com a participação de docentes e técnicos-administrativos da UnB, profissionais voluntários da comunidade externa, estudantes-bolsistas dos cursos de Serviço-Social, Pedagogia e Psicologia e está aberta à realização de estágios curriculares e à pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.