A Universidade de Brasília e a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3098Palavras-chave:
Portadores de necessidades educativas especiais;, Inclusão;, Integração;, Igualdade de oportunidade;, Formação de cidadãosResumo
Apresentam-se a história de mobilização e o constante compromisso da UnB, Universidade de Brasília, em conjunto com outras instituições e a sociedade civil, de proporcionar à s pessoas portadoras de necessidades especiais a sua perfeita integração, demonstrando o respeito à igualdade de oportunidades e idealizando a formação de cidadãos plenos. Inicia- se com um histórico da mobilização interna para definir uma política de ensino especial para a UnB, uma instituição federal, contextualizada na realidade do Distrito Federal. Posteriormente, relata-se a institucionalização de ações, por meio do Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB ”” PPNE, a sua estruturação por meio de grupos de trabalho e suas diretrizes. Mostram-se dados estatísticos e o perfil simplificado dos estudantes portadores de necessidades educativas especiais já entrevistados.
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