O contexto educacional e sua influência na criatividade

Autores/as

  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar Universidade Católica de Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3055

Palabras clave:

Criatividade;, Professor, Ensino superior

Resumen

Após focalizar alguns mitos associados à criatividade e contribuições teóricas recentes que dão destaque à  criatividade como fenômeno multifacetado e determinado de forma complexa, são apontadas no artigo razões que justificam a necessidade de se promover na escola o desenvolvimento da capacidade criativa, bem como comportamentos típicos do professor para propiciar a criatividade. O artigo finaliza apresentando dados de pesquisa da autora sobre criatividade no contexto universitário, descrevendo especialmente características do professor universitário facilitador e do professor universitário inibidor da criatividade no que diz respeito a práticas pedagógicas, qualidade da relação professor -aluno e traços de personalidade, comparando os resultados obtidos com dados levantados por outros pesquisadores.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2003-01-31

Cómo citar

Alencar, E. M. L. S. de. (2003). O contexto educacional e sua influência na criatividade. Linhas Críticas, 8(15), 165–178. https://doi.org/10.26512/lc.v8i15.3055

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.