Banco Mundial, formação de professores e informática na educação

Autores

  • Raquel de Almeida Moraes

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889

Palavras-chave:

Novas tecnologias e educação;, Política e formação de professores;, Informática na educação;, Financiamento da educação;, Banco Mundial;, Proformação

Resumo

O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.   

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Publicado

30.10.2002

Como Citar

Moraes, R. de A. (2002). Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Crí­ticas, 7(12), 99–112. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889