Percepções de justiça dos professores do ensino superior - desenvolvimento e validação de um instrumento de medida
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2873Palavras-chave:
Ensino superior;, Percepções de justiça;, Implicação organizacionalResumo
O artigo procura mostrar como foi construído, desenvolvido e validado um questionário destinado a medir as percepções de justiça dos docentes do ensino superior. Os itens foram extraídos da literatura e da análise de conteúdo de entrevistas dirigidas a 51 docentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 208 professores ensinando em 4 instituições de ensino superior portuguesas. A análise factorial das componentes principais sugeriu uma estrutura de quatro dimensões de justiça: interaccional, procedimental, distribuição das recompensas e distribuição das tarefas. As vertentes interaccional e procedimental denotam poder preditivo significativo da implicação afectiva dos professores. Alguns dados apontam para as vantagens em discernir, na vertente interaccional, as facetas interpessoal e informacional. Em geral, a evidência sugere boas propriedades psico métricas do instrumento. Todavia, novas pesquisas são aventadas tendo em vista a continuação dos testes de validação.
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