Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores

Autores

  • Arménio Rego
  • Liliana Sousa

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2821

Palavras-chave:

Comportamento de cidadania dos professores universitários;, Qualidade no ensino superior;, Motivação profissional;, Auto-confiança

Resumo

O estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos.

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Publicado

30.04.2000

Como Citar

Rego, A., & Sousa, L. (2000). Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores. Linhas Crí­ticas, 6(10), 9–30. https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2821

Edição

Seção

Artigos