Teorias organizacionais, imaginários e educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i11.2862Palavras-chave:
Teorias Organizacionais;, Gestão escolar;, Imaginário;, OrganizaçõesResumo
As abordagens comumente utilizadas no estudo das organizações educativas pautam-se em modelos que propugnam a organização das escolas de forma semelhante hierarquizada na estrutura, uniforme e padronizada nos procedimentos, normas, papéis e funções em nome da racionalização dos processos, que visa à consecução das metas do produtivismo e enfatiza burocraticamente a organização. Com isso, um lado importante dessas orgauizações fica esquecido, pois, ao enfatizar o formal, o instituído, essa racionalização deixa de lado uma organizacionalidade instituinte a partir de significações imaginárias que perpassam, de forma oculta, não dita, a concretude da realidade evidenciada no cotidiano das referidas organizações. Portanto, tais estudos estão a exigir um repensamento e um redimensionamento, a fim de contemplar as múltiplas e diferentes dimensões contidas na realidade da escola na busca de novas pistas para sua análise.
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