Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2821Palavras-chave:
Comportamento de cidadania dos professores universitários;, Qualidade no ensino superior;, Motivação profissional;, Auto-confiançaResumo
O estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.