Proposta curricular e avaliação da alfabetização no Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26417

Palavras-chave:

Ensino de 1o grau, Alfabetização, Proposta Curricular, Avaliação

Resumo

Este artigo objetiva analisar as bases teóricas da proposta curricular implementada no Espírito Santo, na década de 1970, para atender aos princípios da inovação do ensino preconizados na nova Lei nº 5. 692/71. Focaliza aspectos do currículo voltados para a alfabetização e, principalmente, o modelo de avaliação da aprendizagem adotado com a finalidade de verificar a efetividade do currículo no que diz respeito à elevação dos índices de aprovação e sua adequação aos níveis de desenvolvimento cognitivo das crianças. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, pois analisa documentos/textos produzidos no período. Conclui, a partir da análises, que a avaliação serviu para conformar um modelo de organização do ensino aprendizagem e, apesar de ter auxiliado a verificação da efetividade do currículo, tanto o currículo como a avaliação não contribuíram para diminuir significativamente os índices de evasão e repetência nas escolas públicas capixabas.

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Biografia do Autor

Dulcinéa Campos Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito e integrante de Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Educação. E-mail: dulcampos@gmail.com

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e integrante da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail: clammgont@gmail.com

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Publicado

28.07.2020

Como Citar

Campos Silva, D., & Gontijo, C. M. M. (2020). Proposta curricular e avaliação da alfabetização no Espírito Santo. Linhas Crí­ticas, 26, e26417. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26417

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