A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016

Palavras-chave:

Formação de professores, Aprendizagem da docência, Processos e contextos formativos

Resumo

A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (ILLERIS, 2013; LAVE, 2013) que as oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com que trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re)construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul

É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF. Atuou como professora da educação básica e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior. E-mail: lidiane.puiati@uffs.edu.br

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

É doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus E rechim/RS, onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e no curso de licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de Professores, processos de escolarização e políticas públicas voltadas ao espaço escolar. E-mail: ivonemmds@gmail.com

Referências

Arroyo, M. G. (2000). Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes.

Barreto, E., Oliveira, M., & Araújo, M. (2015). O Estágio Supervisionado Obrigatório na formação do professor de Ciências e Biologia: perspectivas de licenciandos e orientadores. Revista Tempos e Espaços em Educação. 08(16), 51-59.

Bolzan, D. P. V., & Isaia, S. M. A. (2006). Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras no processo de formação da professoralidade. Educação. 1, 489-501.

Esteban, M. P. S. (2010). Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH.

Flick, U. (2009). Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Gatti, B. (2005). Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro.

Illeris, K. (2013). Introdução. In Illeris, K. (Ed.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. (pp.07-13). Porto Alegre: Penso.

Lave, J. (2013). A prática da aprendizagem. In Illeris, K.(Ed.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. (pp.235-245). Porto Alegre: Penso.

Marcelo Garcia, C. (1997). A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Nóvoa, A. (Ed.). Os professores e a sua formação. (pp.51-76). Lisboa: Dom Quixote.

Marcelo Garcia, C. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.

Masschelein, J. (2008). E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação e Realidade, 33(1), 33-48.

Matos, K. S., & Vieira, S. L. (2002). Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha.

Nóvoa, A. (Ed.) (1997). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote.

Paniagua, G., & Palacios, J. (2007). Educação infantil: resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artmed.

Resolução CNE/CP 01, de 15 de maio de 2006 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília. Recuperado em 22 agosto, 2017, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf

Resolução CNE/CP 02, de 01 de julho de 2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília. Recuperado em 20 julho, 2015, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192

Tardif, M. (2010). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.

Tardif, M., & Lessard, C. (2012). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes.

Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura aprovado em 2010. Chapecó.

Downloads

Publicado

22.11.2019

Como Citar

Pagliarin, L. L. P., & Silva, I. M. M. (2019). A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Crí­ticas, 25, e24016. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.