A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016

Palavras-chave:

Formação de professores, Aprendizagem da docência, Processos e contextos formativos

Resumo

A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (ILLERIS, 2013; LAVE, 2013) que as oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com que trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re)construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.

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Biografia do Autor

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul

É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF. Atuou como professora da educação básica e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior. E-mail: lidiane.puiati@uffs.edu.br

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

É doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus E rechim/RS, onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e no curso de licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de Professores, processos de escolarização e políticas públicas voltadas ao espaço escolar. E-mail: ivonemmds@gmail.com

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Publicado

22.11.2019

Como Citar

Pagliarin, L. L. P., & Silva, I. M. M. (2019). A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Crí­ticas, 25, e24016. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016

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