Dilemas da educação na contemporaneidade: contribuições da análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4991Palavras-chave:
Educação, Escola, Linguagem, Análise do discursoResumo
Este texto, tratamos de perscrutar o potencial da análise do discurso francesa com relação a problemas sociais contundentes à educação no contexto da contemporaneidade. Para isso, elegemos para a análise o fato ocorrido em uma escola pública da cidade de Realengo - RJ, em 2011, envolvendo o caso de um ex-aluno. Apresentamos como corpus de análise um conjunto de textos do Jornal Folha de São Paulo, publicados no período de 8 a 23 de abril de 2011. Atentamo-nos para como os discursos do e sobre o ex-aluno e sobre a escola aparecem na mídia, mobilizando imagens sociais e produzindo determinados efeitos de sentidos.
Downloads
Referências
ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.11-21.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Presença, Martins Fontes, 1974.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
DAVALLON, Jean. A imagem, uma arte de memória? In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.23-37.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Artigos publicados no período de 8 a 23 de abril de 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
MALDIDIER. Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.
MAZIÈRE. Francine. A análise do discurso: história e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2009.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.59-71.
PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010a.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre. et al. (orgs.). Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2010b, p.49-57.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola, 2009.
POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, Fernanda.; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos 3. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
