A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016Palavras-chave:
Formação de professores, Aprendizagem da docência, Processos e contextos formativosResumo
A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (ILLERIS, 2013; LAVE, 2013) que as oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com que trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re)construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2000). Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes.
Barreto, E., Oliveira, M., & Araújo, M. (2015). O Estágio Supervisionado Obrigatório na formação do professor de Ciências e Biologia: perspectivas de licenciandos e orientadores. Revista Tempos e Espaços em Educação. 08(16), 51-59.
Bolzan, D. P. V., & Isaia, S. M. A. (2006). Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras no processo de formação da professoralidade. Educação. 1, 489-501.
Esteban, M. P. S. (2010). Pesquisa qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH.
Flick, U. (2009). Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.
Gatti, B. (2005). Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro.
Illeris, K. (2013). Introdução. In Illeris, K. (Ed.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. (pp.07-13). Porto Alegre: Penso.
Lave, J. (2013). A prática da aprendizagem. In Illeris, K.(Ed.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. (pp.235-245). Porto Alegre: Penso.
Marcelo Garcia, C. (1997). A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: Nóvoa, A. (Ed.). Os professores e a sua formação. (pp.51-76). Lisboa: Dom Quixote.
Marcelo Garcia, C. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.
Masschelein, J. (2008). E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação e Realidade, 33(1), 33-48.
Matos, K. S., & Vieira, S. L. (2002). Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha.
Nóvoa, A. (Ed.) (1997). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote.
Paniagua, G., & Palacios, J. (2007). Educação infantil: resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artmed.
Resolução CNE/CP 01, de 15 de maio de 2006 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília. Recuperado em 22 agosto, 2017, de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf
Resolução CNE/CP 02, de 01 de julho de 2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília. Recuperado em 20 julho, 2015, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192
Tardif, M. (2010). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes.
Tardif, M., & Lessard, C. (2012). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes.
Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura aprovado em 2010. Chapecó.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.