Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos

Autores

  • Otacílio Antunes Santana Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4415

Palavras-chave:

Deficiência visual, Objeto de aprendizagem, Educação lúdica

Resumo

A motivação deste trabalho foi a construção de objetos educacionais adaptados e avaliados por cegos, sem percepção de luz, dentro da temática do ensino de ciências. O objeto elaborado foi as histórias em quadrinhos (HQs), traduzidas em Braille, seguindo as demandas e roteiros construídos por cegos, com a avaliação de outras pessoas com algum grau de visão, buscando o entendimento, a aprendizagem e a satisfação do uso. Ao final, o objeto educacional construído foi disponibilizado no Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otacílio Antunes Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em ciências florestais pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio de doutorado na Georg-August Universität Göttingen/Alemanha. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Ciências Biológicas (CCB), Departamento de Biofísica e Radiobiologia.

Referências

ARAÚJO, U. F.; ARANTES, V. A.; KLEIN, A. M. Ética e Cidadania: Inclusão e Exclusão Social. 1. ed. v. 4. 180p. Brasília - DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

AUGESTAD, L. B.; KLINGENBERG, O.; FOSSE, P. Braille use among Norwegian children from 1967 to 2007: trends in the underlying causes. Acta Ophthalmologica, Reykjavík, v. 90, pp. 428”“434, 2012.

BAPTISTA, C. R. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. 2. ed. v. 1. 192p. Porto Alegre: Mediação, 2009.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. 260p. Editora: Zahar. 2001.

BEECHELA, J. Interpretation for Handicapped Persons. The Journal of Environmental Education, Philadelphia, v. 6, n. 4, pp. 34-44, 1975.

BOYLE, T. Design principles for authoring dynamic, reusable learning objects. Australian Journal of Educational Technology, Wagga, v. 19, n. 1, pp. 46-58, 2003.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/>. Acesso em: jan. 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/>. Acesso em: jan. 2013.

BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio à s pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência ”“ Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/>. Acesso em: jan. 2013.

BRASIL. Lei n° 10.172, de 9 de Janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/>. Acesso em: jan. 2013.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. (07 de janeiro de 2008). Disponível em: <http://peei.mec.gov.br/arquivos/ politica_nacional_educacao_especial.pdf>. Acesso em: jan. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/>. Acesso em: jan. 2013.

CECHINEL, C.; SICILIA, M. Á.; SÁNCHEZ-ALONSO, S.; GARCÃA-BARRIOCANAL, E. Evaluating collaborative filtering recommendations inside large learning object repositories. Information Processing & Management, Lugano, v. 49, n. 1, pp. 34-50, 2013.

COHN, N. Extra! Extra! Semantics in comics!: The conceptual structure of Chicago Tribune advertisements. Journal of Pragmatics, Lancaster, v. 42, n. 11, pp. 3138-3146, 2010.

DALLABRIDA, A. M.; LUNARDI, G. M. O acesso negado e a reiteração da dependência: a biblioteca e o seu papel no processo formativo de indivíduos cegos. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 75, pp. 191-208, 2008.

DODD, P.; CRAIG, S.; KELLY, F.; GUERIN, S. An audit of the Irish National Intellectual Disability Database. Research in Developmental Disabilities, Baton Rouge, v. 31, n. 2, pp. 446-451, 2010.

ESTEVE, J. M. A terceira Revolução Educacional: a educação na sociedade do conhecimento. 207 p. São Paulo: Moderna, 2004.

FAÇANHA, A. R.; LIMA, L. S.; ARAÚJO, M. C. C.; CARVALHO, W. V.; PEQUENO, M. C. Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2 pp. 153-169, 2012.

FLEITH, D. de S.; ALENCAR, E. M. L. S. Superdotados. Trajetórias de Desenvolvimento e Realizações. 1. ed. v. 1. 230p. Curitiba: Juruá Editora, 2013.

HOUSER, H. Comic Crisis. American Book Review, Victoria, v. 32, n. 1, pp. 1-10, 2010.

IBGE ”“ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estados@. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/> . Acesso em: jan. 2012.

IBGE ”“ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/calendario.shtm/>. Acesso em: jan. 2012.

ICOPH ”“ International Council of Ophthalmology. Visual Standards Aspects and Ranges of Vision Loss: wiht Emphasis on Population Surveys (2002). Disponível em: <http://www.icoph.org/>. Acesso em: fev. 2013.

JIMÉNEZ, J.; OLEA, J.; TORRES, J.; ALONSO, I.; HARDER, D.; FISCHER, K. Biography of Louis Braille and Invention of the Braille Alphabet. Survey of Ophthalmology, Plymouth, v. 54, n. 1, pp. 142-149, 2009.

JOHNSON, F. Film School for Slideware: Film, Comics, and Slideshows as Sequential Art. Computers and Composition, Missouri, v. 29, n. 2, pp. 124-136, 2012.

MACEDO, C. M. S.; ULBRICHT, V. R. Accessibility Guidelines for the Development of Learning Objects. Procedia Computer Science, New Orleans, v. 14, pp. 155-162, 2012.

MANTOAN, M. T. E. O desafio das diferenças nas escolas. 3ª. ed. v. 1. 152p. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

MANTOAN, M. T. E.; ROPOLI, E. A.; GIFFONI, F. A. O. Caminhos de uma formação: educação especial na perspectiva de inclusão. 1. ed. v. 1. 138p. São Paulo: Petrópolis, 2012.

MANZINI, E. J.; MARQUEZINE, M. C.; TANAKA, E. D. O.; FUJISAWA, D. S.; BUSTO, R. M. Linguagem e comunicação alternativa. 1. ed. v. 1. 140p. Londrina: ABPEE, 2009.

MARCONE, R.; PENTEADO, M. G. Teaching mathematics for blind students: a challenge at the University. International Journal for Research in Mathematics Education, São Paulo, v. 3, pp. 23-35, 2013.

MARQUES, L. C.; ALMEIDA, M. A. Aplicação de recursos de acessibilidade em informática para alunos com baixa visão. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 46, pp. 421-436, 2013.

MASHAL, N.; KASIRER, A. The relationship between visual metaphor comprehension and recognition of similarities in children with learning disabilities. Research in Developmental Disabilities, Baton Rouge, v. 33, n. 6, pp. 1741-1748, 2012.

MATSUDA, Y.; SAKUMA, I.; JIMBO, Y.; KOBAYASHI, E.; ARAFUNE, T.; ISOMURA, T. Emotional Communication in Finger Braille. Advances in Human-Computer Interaction, Gainesville, v. 2010, pp. 368 ”“ 371, 2010.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Escolar: Comum ou Especial? 1. ed. v. 1. 124 p. São Paulo: Pioneira, 1987.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil. História e políticas públicas. 6a. ed. v. 1. 231 p. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

MEC ”“ Ministério da Educação. Banco Internacional de Objetos Educacionais. Disponível em: <http://www.merlot.org/>. Acesso em: mar. 2013.

MERLOT ”“ Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching. Learning Objects. Disponível em: <http://www.merlot.org/>. Acesso em: mar. 2013.

MINC ”“ Ministério da Cultura. Livros para Cegos. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/>. Acesso em: mar. 2013.

MORENO, J. E. R. Adaptation of Learning Strategies in Learning Objects for using Learning Styles. IERI Procedia, Shanghai,v. 2, pp. 808-814, 2012.

MORIN, E. Science avec Conscience. 315p. Fayard: Paris. 1982.

NICOLAIEWSKY, C. A.; CORREA, J. Escrita ortográfica e revisão de texto em Braille: uma história de reconstrução de paradigmas sobre o aprender. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 75, pp. 229-244, 2008.

PARK, H. W.; LEYDESDORFF, L. Decomposing social and semantic networks in emerging “big data” research. Journal of Informetrics, Diepenbeek, v. 7, pp. 756”“765, 2013.

PRETO, V. O. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com Deficiência Visual. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília. 2009.

RABELLO, S.; MOTTI, T. F. G.; GASPARETTO, M. E. R. F. Avaliação Educacional por meio do Teste IAR em escolares com Cegueira. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.13, n.2, pp.281-290, 2007.

REFUVEILLE, P. Les nouvelles technologies à l’usage des malvoyants et des non-voyants. Revue Francophone d’Orthoptie, Nantes, v. 5, n. 1, pp. 29-39, 2012.

SANKAKO, A. N. Sugestões para professores de orientação e mobilidade a partir de um estudo da marcha de alunos com deficiência visual. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília. 2009.

SCHLÜNZEN, E. T. M.; RINALDI, R. P. Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 01. ed. v. 01. 190p. São Carlos/SP: ABPEE: Marquezine & Manzini, 2014.

SCHMIDT, S.; TINTI, C.; FANTINO, M.; MAMMARELLA, I. C.; CORNOLDI, C. Spatial representations in blind people: The role of strategies and mobility skills. Acta Psychologica, Rotterdam, v. 142, n. 1, pp. 43-50, 2013.

SILVA, P. F.; KRASILCHIK, M. Bioética e ensino de ciências: o tratamento de temas controversos - dificuldades apresentadas por futuros professores de ciências e de biologia. Ciências e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, pp. 379-392, 2013.

TORRES, E. F.; MAZZONI, A. A.; MELLO, A. G. Nem toda pessoa cega lê em Braille nem toda pessoa surda se comunica em língua de sinais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, pp. 369-385, 2007.

TIXIER, M.; LENAY, C.; GAPENNE, O.; AUBERT, D. From perceptual supplementation to the accessibility of digital spaces: The case of free exploration of city maps for blind person. IRBM, Rennes, v. 34, n. 1, pp. 64-68, 2013.

VEISPAK, A.; BOETS, B.; GHESQUIÈRE, P. Differential cognitive and perceptual correlates of print reading versus braille Reading. Research in Developmental Disabilities, Baton Rouge, v. 34, n. 1, pp. 372-385, 2013.

WHO ”“ World Health Organization. Prevention of Blindness and Visual Impairment. Disponível em: <http://www.who.int/blindness/ >. Acesso em: fev. 2013.

YENI, S. An Analysis on Teachers’ and Teacher Candidates’ Usage of Internet Based Materials and Awareness of Learning Objects. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Barcelona, v. 46, pp. 1914-1918, 2012.

Downloads

Publicado

23.12.2014

Como Citar

Santana, O. A. (2014). Ensino de ciências em Braille com histórias em quadrinhos roteirizados por cegos. Linhas Crí­ticas, 20(43), 711–734. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4415

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.