Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19420

Palavras-chave:

Filosofia com crianças e jovens, Práticas pedagógicas, Formação de professores em filosofia com crianças e jovens

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.

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Biografia do Autor

Elsa Biscaia Machado, Universidade de Lisboa, Portugal

Elsa Maria Biscaia da Silveira Machado é Licenciada em Filosofia e tem o mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Intercultural. Atualmente é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia a realizar o doutoramento em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na especialidade de Formação de Professores com a tese subordinada ao tema “Formação de professores no programa Filosofia com crianças e jovens e desenvolvimento profissional”.

João Amado, Universidade de Coimbra, Lisboa

João Amado é Doutor com Agregação e Mestre em Ciências da Educação, Professor Associado, Aposentado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Autor e co-autor de livros e artigos sobre pedagogia, metodologia da investigação e história da infância, e investigador integrado do Centro de Estudos interdisciplinares do Século XX (U.C.).

Isabel P. Freire, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutora em Ciências da Educação, atualmente é professora associada no Instituto de Educação desta Universidade (IEUL). Tem participado em estudos e projetos nacionais e internacionais cujos temas destacam a importância das relações interpessoais e da interculturalidade na educação, de entre os quais se destacam os projetos: Identidade Professional dos Professores e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal: desafios e propostas para o trabalho docente nas escolas do século XXI; Dimensão Emocional da Docência e Formação de Professores; Formação de professores em contextos colaborativos; Vozes das Crianças e dos Jovens no Desenvolvimento da Educação Intercultural; ConVerCidade - Participação das Crianças e dos Jovens na Cidade. Tem coordenado, no IEUL, o doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores, o mestrado em Educação e Formação na área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural e o mestrado em Educação na área de especialização em Educação Intercultural. É autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa sobre estas temáticas.

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

Machado, E. B., Amado, J., & Freire, I. P. (2018). Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores. Linhas Crí­ticas, 23(52). https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19420

Edição

Seção

Dossiê: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação

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