Uma vida em “condição crônica de doença”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18991

Palavras-chave:

Narrativas, Saúde, Auto formação

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa em andamento que se propõem a investigar as narrativas (auto) biográficas de blogueiros diagnosticados com Esclerose Múltipla e se concentra na análise do discurso de posts de uma ativista midiática que estabelece uma relação educativa com a doença como um caso exemplar de subjetividade em movimento auto formativo. Privilegiaram-se alguns textos contemporâneos à sua formação acadêmica e verificou-se como ela põe em funcionamento os agenciamentos coletivos que perpassam a sua formação em pesquisa amalgamado a sua experiência com a doença. É exemplificada a precariedade da vida como potência que ela nominou em sua tese como “condição crônica de doença”.

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Biografia do Autor

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade da Região de Joinville

Raquel Alvarenga Sena Venera Doutora em Educação pela Unicamp, professora do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE. Líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto)biografias, da mesma instituição e vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória e Identidade: ativismos e políticas, da UFBA. E-mail: raquelsenavenera@gmail.com

Roberta Fernanda Buriti, Universidade da Região de Joinville

Roberta Fernanda Buriti é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, professora da Rede Pública Municipal de São Francisco do Sul, SC. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE. Estudante no Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto) biografias. E-mail: robertaburity@hotmail.com

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Publicado

15.11.2018

Como Citar

Venera, R. A. S., & Buriti, R. F. (2018). Uma vida em “condição crônica de doença”. Linhas Crí­ticas, 24, e18991. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18991

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade

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