Uma vida em “condição crônica de doença”
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18991Palavras-chave:
Narrativas, Saúde, Auto formaçãoResumo
Este artigo é um recorte de pesquisa em andamento que se propõem a investigar as narrativas (auto) biográficas de blogueiros diagnosticados com Esclerose Múltipla e se concentra na análise do discurso de posts de uma ativista midiática que estabelece uma relação educativa com a doença como um caso exemplar de subjetividade em movimento auto formativo. Privilegiaram-se alguns textos contemporâneos à sua formação acadêmica e verificou-se como ela põe em funcionamento os agenciamentos coletivos que perpassam a sua formação em pesquisa amalgamado a sua experiência com a doença. É exemplificada a precariedade da vida como potência que ela nominou em sua tese como “condição crônica de doença”.
Downloads
Referências
Deleuze, G. & Guattari, F. (1980) Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: 34.
Malini, F., & Antoun, H. (2003). H. A internet e a rua: ciberativismo e as redes sociais. Porto Alegre: Sulina.
Multiple Sclerosis International Federation. (2013). Atlas da Esclerose Múltipla 2013. Mapeamento da Esclerose Múltipla no mundo. Tradução Associação Brasileira de Esclerose Múltipla. London.
Orlandi, E. P. (2003). A linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. (4. ed.). Campinas: Pontes.
Otermann, G. (2012). Consciência da dor e dor da consciência. In: J. L. Cunha & P. P. Vicentini (Org.). Corpos, saúde, cuidado de si e aprendizagens ao longo da vida: desafios (auto)biográficos. Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: EDUFRN; Salvador: EDUNEB.
Queiroz, E. F. C. (2015). Ciberativismo: a nova ferramenta dos movimentos sociais. Revista Panorama, (v. 7 n.1, pp. 2-5) Goiás: PUC.
Vaz, P. (2002). Um corpo com futuro. In A. Pacheco, G. Cocco & P. Vaz (Org.). O trabalho da multidão. Rio de Janeiro: Gryphus.
Venera, R. A. S. (2012). A construção de um dispositivo teórico de interpretação da Análise do Discurso: possibilidades nas pesquisas educacionais sobre juventudes. In R. A. S. Venera & R. Campos (Org). Abordagens teórico-metodológicas: primeiras aproximações. Joinville: UNIVILLE.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.