Dispositivos de accountability

efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36450

Palavras-chave:

Política educacional, Dispositivos de accountability, Instituições de educação básica, Rede estadual de ensino de Pernambuco

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar os efeitos dos dispositivos de accountability (avaliação, prestação de contas e responsabilização) sobre escolas públicas de ensino médio pertencentes à rede estadual de Pernambuco. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no ensino médio. Os resultados da pesquisa demonstram que, no Estado de Pernambuco, os dispositivos de accountability têm acarretado efeitos como práticas de gaming, assim como cobrança e regulação via resultados das avaliações, indelevelmente, em relação ao trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2020). Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas, enfocando, principalmente, políticas de avaliação e responsabilização da educação básica. E-mail: camila.rostirola@unoesc.edu.br

Referências

Afonso, A. J. (2010). Um olhar sociológico em torno da accountability em educação. Em M. T. Esteban, & A. J. Afonso (Orgs.). Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação. Cortez.

Afonso, A. J. (2012). Para uma conceptualização alternativa de accountability em educação. Educação & Sociedade, 33(33), 471-484. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200008

Afonso, A. J. (2018). Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? Revista de Educação, 23(1), 8-18. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a4052

Arendt, H. (2004). Responsabilidade e julgamento. Cia das Letras.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bonamino, A., & Sousa, S. Z. (2012). Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: Interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, 38(2), 373-388. http://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006

Casimiro, F. H. C. (2018). A nova direita: Aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. Expressão Popular.

Fernandes, R. (2007). Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Fernandes, R., & Gremaud, A. (2009). Qualidade da educação: Avaliação, indicadores e metas. http://www.cps.fgv.br/ibrecps/rede/seminario/reynaldo_paper.pdf

Freitas, L. C. (2011). Os reformadores empresariais da educação: A consolidação do neotecnicismo no Brasil. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, Rio de Janeiro.

Freitas, L. C. (2018). A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. Expressão popular.

Laval, C. (2004). A escola não é uma empresa: O neo-liberalismo em ataque ao ensino público (tradução: Maria Luiza M. de Carvalho e Silva). Planta.

Mainardes, J. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, 27(94), 47-69. https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003

Maroy, C. (2011). Em direção a uma regulação pós-burocrática dos sistemas de ensino na Europa? Em D. A. Oliveira, & A. Duarte (Orgs.). Políticas Públicas e Educação: Regulação e conhecimento. Fino Traço.

Melo, D. V. (2015). Quando vai falar de IDEPE, você fala de bônus: As influências do Índice de Educação de Pernambuco (IDEPE) nas escolas estaduais. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16024

Oliveira, A. P. M. (2012). Avaliação e regulação da educação: A Prova Brasil como política de regulação da rede pública do Distrito Federal. Líber Livro.

Pernambuco. (2007). Plano de modernização da gestão pública/Metas para a educação. Secretaria de Educação de Pernambuco.

Pernambuco. (2008a). Nota Técnica. A Avaliação das Escolas Estaduais e o Bônus do Desempenho – BDE. http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/pmg2/nota_tecnica_idepe.pdf

Pernambuco. (2008b). Lei Nº 13.486, de 1º de julho de 2008 (Institui o Bônus de Desempenho Educacional – BDE [...]). Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Pernambuco. (2012). Construindo a excelência em gestão escolar: Curso de aperfeiçoamento: Módulo XII – Políticas de responsabilização educacional/Secretaria de Educação. Secretaria de Educação do Estado.

Ravitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação (tradução: Marcelo Duarte). Sulina.

Schneider, M. P., & Nardi, E. L. (2019). Políticas de Accountability em educação: Perspectivas sobre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Unijuí.

Shiroma, E. O., & Evangelista, O. (2011). Avaliação e responsabilização pelos resultados: Atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva, 29(1), 127-160. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n1p127

Sousa, S. M. Z. L., & Arcas. P. H. (2010). Implicações da avaliação em larga escala no currículo: Revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e Prática, 35(20), 181-199. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4091/3298

Arquivos adicionais

Publicado

19.05.2021

Como Citar

Rostirola, C. R. (2021). Dispositivos de accountability: efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco. Linhas Crí­ticas, 27, e36450. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36450

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.