Aula de língua inglesa e responsabilidade social: problematização de atos de corrupção no cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45309Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Aula de língua inglesa, Corrupção, CidadaniaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como uma aula de língua inglesa, que visa promover discussões sobre corrupção, pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania participativa. Fundamentamo-nos em Menezes de Souza e Monte Mór (2006), por defenderem que o objetivo do ensino de língua estrangeira na escola pública não se restringe à abordagem de aspectos linguísticos, mas está comprometido com a formação de indivíduos criativos e receptivos para novos conhecimentos e possuidores de uma consciência social. Para isso, acreditamos que tal ensino deva estar fundamentado em princípios éticos e orientado por uma perspectiva crítica. Dessa forma, a aula analisada foi planejada com o intuito de promover discussões a respeito da corrupção na sociedade e estimular a reflexão acerca de nossa responsabilidade social enquanto cidadãos. A investigação ocorreu durante o período de regência do estágio supervisionado realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da Paraíba, no segundo semestre de 2016. Com a análise, percebemos que as discussões causaram desestabilização nas representações cristalizadas dos alunos sobre os atos de corrupção e de pessoas consideradas desonestas.
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