Sistematização dos conhecimentos propostos pelo apostilado do Sistema Positivo de ensino médio para a leitura e a interpretação
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1089Mots-clés :
Leitura;, Interpretação;, Material didático;, Ensino de língua maternaRésumé
Neste trabalho, apresento dados de uma pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, cuja análise objetivou identificar que capacidades de leitura são desenvolvidas a partir da abordagem teórico-metodológica dada à leitura e à interpretação de gêneros do discurso pelo apostilado do sistema Positivo para o Ensino Médio. Para a análise dos dados, procedo a uma descrição dos parâmetros teórico-metodológicos apresentados pelo apostilado, bem como à análise das seções nas quais as atividades de leitura e interpretação são apresentadas aos alunos, usando para a sistematização dos dados algumas capacidades colocadas em prática durante o ato de leitura. A análise dos dados indica que, para a construção do conhecimento acerca da leitura e da interpretação de gêneros do discurso, o apostilado apresenta um apego excessivo à prática da compreensão, deixando de lado a prática da interpretação. Nota-se, ainda, a total desarticulação dos eixos de ensino leitura/interpretação, produção oral e escrita e análise linguística. Além disso, os conhecimentos propostos pelo material não permitem que se construa uma reflexão sobre a natureza e o funcionamento da linguagem e, em especial, sobre a língua materna.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal.São Paulo: Martins Fontes, 1979. p. 277-326. [1952-53]
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, ValentinN. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.[1929]
BRASIL.Ministério da Educação.Lei no9.394/96 ”“Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em:. Acesso em: 25 jun. 2011.
BRASIL/MEC/SEB/FNDE. Catálogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio: língua portuguesa. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Fundo de Desenvolvimento da Educação, 2008. 136 p.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
CARVALHO NETO, CassianoZeferino. O apostilismo. In: ______. E agora, professor?Por uma pedagogia vivencial. São Paulo: Instituto para a Formação Continuada em Educação (IFCE), 2004. Disponível em: <http://ifce.com.br/php/artigo_mostra.php?cod=22>. Acesso em:30 set.2008.
DIAS, Nathália Saliba;LIMA, Robson. Apostila do sistema Positivo de ensino ”“língua portuguesa:1ª, 2ª, 3ª séries. Curitiba: Editora Positivo, 2008.
DOLZ, Joaquim;SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona).In: SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros orais e escritos na escola.Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.[1996]
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard;DE PIETRO, Jean François. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público.In: SCHNEUWLY, Bernardet al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 247-276.[1998]
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle;SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento.In: SCHNEUWLY, Bernardet al.Gêneros orais e escritos na escola.Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.[2001]
GOLDER, Carolina. Le développement du discours argumentatif. Paris: Delachaux et Niestlé, 1996.
INDURSKY, Freda. Estudos da linguagem: a leitura sob diferentes olhares teóricos. In: TFOUNI, Leda Verdiani (Org.). Letramento, escrita e leitura:questões contemporâneas. Campinas: Mercado de Letras,2010. p. 163-178.
ISTOÉ. São Paulo: Ed. Três, a. 34, n. 2.132, p. 29, set. 2010.
LIMA, Raimundode. Escola Apostilada: ilusão ou barbárie? Revista Espaço Acadêmico, n. 63, ago. 2006. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/063/63lima.htm>. Acesso em:18mar.2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÃSIO, Ângela Paiva;BEZERRA, Maria Auxiliadora(Orgs.).O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
POERSCH, José Marcelino.Pode-se alfabetizar sem conhecimentos de linguística? In: ______.Suportes linguísticos para alfabetização. 2. ed. Porto Alegre: Sagra, 1990.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues.Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.São Paulo: Rede do Saber; CENP; SEE-SP, 2004. (Texto de circulação restrita.)
______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social.São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SILVA, Sílvio Ribeiro da. Leitura em língua materna na escola: por uma abordagem sócio-interacional. Trabalhos emLinguística Aplicada,Campinas-SP, v. 1, n. 43, p. 69-81, 2004.
SOLÉ, Isabel.Estratégias de leitura.6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TREDICI, TompsonCarlos. Adoção pelos municípios do estado de São Paulo de contratações de “sistemas apostilados de ensino” de empresas privadas para aplicação nas escolas públicas municipais. São Paulo, 2007. Disponível em:Acesso em:30 set.2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.