Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês

Beliefs of Brazilian learners of Japanese regarding their learning: with a focus on ethnicity and proficiency level in Japanese

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53784

Palabras clave:

Crenças, Aprendizes brasileiros de japonês, Descendentes de japoneses, Não descendentes de japoneses, Nível de proficiência

Resumen

Esta pesquisa, com abordagem quantitativa, tem como objetivo investigar as crenças dos aprendizes brasileiros de japonês em relação ao aprendizado e uso do japonês, com foco em sua etnia (nipo-brasileiros ou não) e nível de proficiência em japonês. Os resultados da análise fatorial dos 98 questionários obtidos revelaram a extração de cinco fatores: importância do esforço e consciência no aprendizado de línguas, necessidade de gramática no aprendizado, interesse pelo Japão e intenção de visita, interesse na comunidade nipo-brasileira e relação entre alcançar o nível avançado e a vontade/esforço. Ficou evidente que o interesse pelo Japão e pela comunidade nipo-brasileira, assim como a importância da gramática no aprendizado, são fatores particularmente destacados em suas crenças de aprendizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yuki Mukai, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2009 e mestre em Letras - Língua Japonesa - pela Universidade de São Paulo (USP) em 2003. Realizou um doutorado-sanduíche na área de Estudos do Pacífico e Asiáticos na University of Victoria, Canadá, em 2008. Também concluiu um pós-doutorado na área de Linguística Aplicada, com foco em estudos de crenças sobre o ensino-aprendizagem de japonês como língua estrangeira, na Universidade de Brasília (2010-2011), bem como no Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal (2013-2014). Atualmente, ocupa a posição de Professor Associado no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), além de ser professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA) do mesmo departamento. Também é professor visitante da Universidade Metropolitana de Tóquio desde 2023, onde realiza seu pós-doutorado com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF). Exerceu o cargo de presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) no período de 2019 a 2022, e de coordenador do PGLA no período de 2021-2023. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Linguística Aplicada (ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e crenças de alunos e professores), gramática pedagógica e ensino da língua japonesa como língua estrangeira. É autor do livro “Wa e ga: as partículas gramaticais da língua japonesa” (2ª edição ampliada, Pontes, 2020) e de diversos artigos e capítulos de livros nas áreas de Linguística Aplicada e Ensino de Língua Japonesa como língua estrangeira. Lançou o livro “Gramática da língua japonesa para falantes do português” em 2016 (3ª edição, Pontes, 2017).

Citas

ABE, S. Diversidade nas crenças de aprendizagem de línguas de estudantes de japonês em instituições de ensino superior no Brasil. Program & Proceeding. International Conference on Social, Linguistic and Human Mobility and Integration (EJHIB2019), Japan House São Paulo, 2019.

ALBUQUERQUE, J. M. de. Fatores motivacionais dos estudantes brasileiros de japonês como LE. 2012. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Linguagem & Ensino, v. 9, n.2, p. 145-175, 2006.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v.7, n. 2, p. 109-138, 2007.

BRITO, L. G. F. de. Breve reflexão sobre seis estudantes que abandonaram o curso de graduação e licenciatura em Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasília: estudo de caso. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Câmara dos Deputados comemora, em sessão solene, 115 anos da imigração japonesa ao Brasil, 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/971338-CAMARA-DOS-DEPUTADOS-COMEMORA,-EM-SESSAO-SOLENE,-115-ANOS-DA-IMIGRACAO-JAPONESA-AO-BRASIL. Acesso em: 12 jan. 2024.

DEWEY, J. Experience and Education. Nova York: Macmillan, 1938.

FEIJÓ, F. R.; MUKAI, Y. Crenças de alunos brasileiros (de japonês como LE) em relação à habilidade de fala em língua japonesa. Estudos Japoneses, n. 34, p. 46-70, 2014.

FUKUSHI, J. M.; MUKAI, Y. Crenças sobre a habilidade de fala dos aprendizes da língua japonesa como LE (língua estrangeira) em um curso universitário: uma análise da metodologia de ensino. Estudos Japoneses, n. 32, p. 77-100, 2012.

FUNDAÇÃO JAPÃO. Kaigai no nihongo kyôiku no genjô – 2021nendo kaigai nihongo kyôiku kikan chôsa yori (Situação atual do ensino de japonês no exterior: resultados da pesquisa de instituições de ensino de japonês no exterior para o ano fiscal de 2021), 2023. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/survey/result/dl/survey2021/all.pdf. Acesso em: 03 dez. 2023.

FUNDAÇÃO JAPÃO; JAPAN EDUCATIONAL EXCHANGES AND SERVICES. Nihongo nôryokou shiken JLPT: tôkei data (Teste de proficiência em japonês -JLPT: dados estatísticos), 2003. Disponível em: https://www.jlpt.jp/statistics/archive/202301.html. Acesso em: 03 dez. 2023.

HAYASHI, R. K. S. Não existe material ideal, né?: crenças, experiências e ações sobre o material didático de língua japonesa (como LE) na universidade. 2015. 235f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

HORWITZ, E. K. Using student beliefs about language learning and teaching in the foreign language methods course. Foreign Language Annals, v. 18, n. 4, p. 333-340, 1985.

HORWITZ, E. K. Surveying student beliefs about language learning. In: WENDEN, A. L.; RUBIN, J. (Ed.). Learner strategies in language learning. London: Prentice-Hall, 1987. p. 119-129.

HOSENFELD, C. Evidence of emergent beliefs of a second language learner: a diary study. In: KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F. (Ed.). Beliefs about SLA: new research approaches. New York: Springer Science+Business Media, LLC, 2003. p. 37-54.

IMMIGRATION SERVICES AGENCY. Reiwa 5nen sue genzai ni okeru zairyû gaikokujinsû ni tsuite (Relatório sobre o número de residentes estrangeiros no final de 2023) (Comunicado à imprensa de 22 de março de 2024), 2024. Disponível em: https://www.moj.go.jp/isa/publications/press/13_00040.html. Acesso em: 29 mar. 2024.

KAWAGUCHI, Y.; YOKOMIZO, S. Seichô suru kyôshi no tame no nihongo kyôiku guidebook (Guia de ensino de língua japonesa para professores em crescimento) (Parte II). Tóquio: Hitsuji Shobo, 2005.

MORALES, L. M. Cem anos de imigração japonesa no Brasil: o japonês como língua estrangeira. 2008. 313f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MUKAI, Y. Crenças e necessidades de aprendizes de japonês como LE (Língua Estrangeira) a respeito da habilidade da escrita e materiais didáticos. Estudos Japoneses, v. 31, p. 193-219, 2011.

MUKAI, Y. Crenças e necessidades em relação à escrita em japonês: nos casos dos estudantes universitários brasileiros e portugueses. Linguagem & Ensino, v.17, n. 2, p. 391-440, 2014.

MUKAI, Y. As pesquisas em crenças no ensino-aprendizagem de japonês como LE no Brasil. Estudos Japoneses, v. 36, p. 169-183, 2016.

MUKAI, Y.; CONCEIÇÃO, M. P. Aprendendo língua japonesa: crenças, ações e reflexões de uma aluna brasileira de japonês como língua estrangeira. In: MUKAI, Y.; JOKO, A. T.; PEREIRA, F. P. (Org.). A língua japonesa no Brasil: reflexões e experiências de ensino e aprendizagem. São Paulo: Pontes, 2012. p. 111-154.

NASCIMENTO, E. T. do. O professor de língua japonesa (LE): crenças e ações de três professores universitários com trajetórias diferenciadas de aquisição/aprendizagem (LM, LH e LE). 2013. 186f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

NISHIHATA, S. Não me considero um aprendiz autônomo em relação à língua japonesa: crenças e ações de aprendizagem de estudantes com baixo aproveitamento acadêmico. 2017. 140f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

OLIVEIRA, A. W. M de. É assim que eu escrevo: estratégias de aprendizagem de kanji e crenças de professores de língua japonesa em formação. 2013. 163f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SARUTA, S. Koritsu kankyô ni okeru nihongo gakushû dôki, gakushû kon’nando: finrandojin nihongo gakushûsha o taishô ni (Motivação e dificuldades de aprendizado do japonês em um ambiente de isolamento: um estudo com aprendizes finlandeses de japonês. Nihongo Kyôiku (Ensino de Língua Japonesa), n. 185, p. 46-61, 2023.

TAKII, M. The language learning and belief transformation of international students: a qualitative study on the learning motivation of international Thai students. Tóquio: Coco, 2022.

VASCONCELLOS, L. F.; MUKAI, Y. Crenças sobre as dificuldades dos alunos no aprendizado de japonês como língua estrangeira (Beliefs about students’ difficulties in learning Japanese as a foreign language). Revista Hon no Mushi: Estudos Japoneses Multidisciplinares, Manaus, v. 5, n. 9, p. 47-71, 2021.

WENDEN, A. L. What do Second-language learners know about their language learning? A second look at retrospective accounts. Applied Linguistics, v. 7, n. 2, p. 186-205, 1986.

WENDEN, A. L. An introduction to metacognitive knowledge and beliefs in language learning: Beyond the basics. System, v. 27, n. 4, p. 435-441, 1999.

WENDEN, A. L. How to be a successful language learner: Insights and prescriptions from L2 Learners. In: WENDEN, A. L.; RUBIN, J. (Ed.). Learner strategies in language learning. London: Prentice-Hall, 1987. p. 103-117.

YONEYAMA, A. Kenkyusha dictionary of English language learning and teaching (New Edition). Tóquio: Kenkyûsha, 2011.

YOSHIKAWA, M. E. I. Brajiru no nihongo kyôiku no genjô (Situação atual do ensino de japonês no Brasil). In: FUKUSHIMA, S.; YOSHIKAWA, M. E. I. (Org.). Nanbei ni okeru nihongo kyôiku no genjô to mirai: nikkei shakai no potential (O presente e o futuro do ensino de japonês na América do Sul: potencial da comunidade nikkei). São Paulo: Centro Cultural da Fundação Japão em São Paulo, 2018. p. 37-60.

Publicado

2024-10-04

Cómo citar

Mukai, Y. (2024). Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês: Beliefs of Brazilian learners of Japanese regarding their learning: with a focus on ethnicity and proficiency level in Japanese. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG4. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53784