Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor

Autores

  • Bernadette Bárbara Sebastian Barga Bomfim Universidade de Brasília
  • Mariney Pereira Conceição Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.695

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de línguas;, Crenças de aprendizagem de línguas;, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, consequentemente,com sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadette Bárbara Sebastian Barga Bomfim, Universidade de Brasília

Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasília ”“ UnB

Mariney Pereira Conceição, Universidade de Brasília

Professora Doutora da Universidade de Brasília ”“ UnB

Referências

ABRAHAM, Roberta G.; VANN, Roberta J. Strategies of two language learners: a case study. In: WENDEN, Anita; RUBIN, Joan. (Eds.). Learner strategies in language learning. London: Prentice Hall, 1987. p. 85-102.

AJZEN, I. TpB Diagram. 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2007.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

______. Prefácio. In: BARCELOS, Ana Maria F.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena, Crenças e ensino de línguas. SP: Pontes, 2006. p. 7-8.

BAILEY, Kathleen, M.; BERGTHOLD, Bret; BRAUNSTEIN, Belinda; FLEISCHMAN, Natasha J.; HOLBROOK, Matthew P.; TUMAN, Jennifer; WAISSBLUTH, Ximena; ZAMBO, Leslie J. The language learner’s autobiography: examining the “apprenticeship of observation”. In: FREEMAN, Donald; RICHARDS, Jack. C. (Eds.). Teacher learning in language teaching. NY: Cambridge University Press, 1996. p. 11-29.

BANDURA, Albert. Social Learning Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. 1977.

BARCELOS, Ana Maria F. Understanding teachers’ and students’ language learning beliefs in experience: a Deweyan approach. 2000. Tese (Doutorado em ensino de inglês como segunda língua) ”“ College of Education, University of Alabama, Tuscaloosa, Alabama, USA, 2000.

______. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

______. Cognição de Professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, Ana Maria F.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena. Crenças e ensino de línguas. SP: Pontes, 2006. p. 15-41.

______. Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz; SILVA, Kleber Aparecido. (Orgs.). Lingüística aplicada: múltiplos olhares. Brasília, DF: UnB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2007. p. 20-27.

______; BATISTA, Fernanda de Sá; ANDRADE, Juliane Cristina. Ser professor de inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de Letras: In: VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, Pontes, 2004. p. 11-29.

BERNAT, Eva; GVOZDENKO, Inna. Beliefs about language learning: current knowledge, pedagogical implications, and new research directions. TESL-EJ, v. 9, n. 1, p. 1-21, 2005.

BORG, Simon. Teacher cognition in language teaching: a review of research on what language teachers think, know, believe, and do. Language Teacher, v. 36, p. 81-109, 2003.

CALDERHEAD, James. Teachers: Beliefs and knowledge. In: BERLINER, David C.; CALFEE, Robert C. (Eds.). Handbook of educational psychology. New York: Macmillan. 1996. p. 709-725.

______.; GATES, Peter. (Eds.). Conceptualizing reflection in teacher development. London: Falmer Press, 1993.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Teachers' personal knowledge: what counts as "personal" in studies of the personal. Journal of Curriculum Studies, v. 17, p. 487-500, 1987.

CONCEIÇÃO, Mariney Pereira. Vocabulário e consulta ao dicionário: analisando as relações entre experiências, crenças e ações na aprendizagem de LE. 2004.Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) ”“ Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

DEWEY, John. How we think. Boston: Heat, 1933.

FARRELL, Thomas. S. C. The first year of language teaching: imposing order. System, v. 34, p. 211-221, 2006.

FISHBEIN, Martin; AJZEN, Icek. Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley, 1975.

FREEMAN, Donald. The “unstudied problem”: research on teacher learning in language teaching. In: ______; RICHARDS, Jack C. (Eds.). Teacher learning in language teaching. Cambridge University Press, 1996a. p. 351-378.

______. Renaming experience/reconstructing practice: developing new understandings of teaching. In: ______; RICHARDS, Jack C. (Eds.). Teacher learning in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1996b. p. 221-241.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GARDNER, Robert C. The socio-educational model of second learning: assumptions, finding, and issues. Language Learning, v. 38, n. 1, p. 101-126, 1988.

GIMENEZ, Telma. Learners becoming teacher: an exploratory study of beliefs held by prospective and practicing EFL teachers in Brazil. 1994. Tese (Doutorado) ”“ Lancaster University, Lancaster, 1994.

HOLEC, Henri. The learning as manager: managing learning or managing to learn? In: WENDEN, Anita; RUBIN, Joan (Eds.). Learning strategies in language learning.London: Prentice Hall, 1987. p. 145-156.

______. The beliefs about language learning of beginning university foreign language students. The Modern Language Journal, n. 72, p. 283-294, 1988.

HYLAND, Ken; ANAN, Eri. Teachers’ perceptions of error: the effects of first language and experience. System, v. 34, p. 509-519, 2006.

JOHNSON, Karen E. The emerging beliefs and instructional practices of preservice English as a second language teachers. Teaching and Teacher Education, v. 10, n. 4, p. 439−52, 1994.

KALAJA, Paula. Student beliefs (or metacognitive knowledge) about SLA reconsidered. International Journal of Applied Linguistics, v. 5, n. 2, p. 191-204, 1995.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas.Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

LIMA, Solange, S. Crenças e expectativas de um professor e alunos de uma sala de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. In: BARCELOS, Ana Maria F.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena. Crenças e ensino de línguas. SP: Pontes, 2006. p. 147-162

LORTIE, Dan C. Schoolteacher:a sociological study. Chicago: University of Chicago Press, 1975.

NESPOR, Jan. The role of beliefs in the practice of teaching. Journal of Curriculum Studies, v. 19, n. 4, p. 317-328, 1987.

OLIVEIRA, Elisa Pinto de. A relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa na escola pública: o discurso de pais e alunos. 2007.Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PAJARES, M. Frank. Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.

PAPALIA, Anthony. Students’ beliefs on the importance of foreign languages in the school curriculum. Foreign Language Annals, v. 11, p. 21-23, 1978.

PAQUAY, Léopold; WAGNER, Marie-Cécile. Competências profissionais privilegiadas nos estágios e na videoformação. In: PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne. (Orgs.). Formando professores profissionais: que estratégias? que competências?Tradução de Fátima Murad e Eunice Gruman. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 135-160.

RICHARDS, Jack. C.; LOCKHART, Charles. Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

RICHARDSON, Virginia. The role of attitudes and beliefs in learning to teach: In: SIKULA, John. (Org.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996. p. 102-119.

RILEY, Philip. Aspects of learner discourse: why listening to learners is so important. In: ESCH, Edith. (Org.). Self-access and the adult language learner. London: Centre for information on language teaching. 1994. p. 7-18.

SAKUI, Keiko; GAIES, Stephen J. Investigating Japanese learners’ beliefs about language learning. System, v. 27, n. 4, p. 73-492, 1999.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa.Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TILLEMA, Harm; KREMER-HAYON, Lya. Facing dilemmas: teacher-educators’ ways of constructing a pedagogy of teacher education. Teaching in Higher Education, v. 10, n. 2, p. 203-217, 2005.

VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena. Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial. In: VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, Pontes, 2004. p. 131-152.

WALLACE, Michael J. Training foreign language teachers:a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

WATSON-GEGEO, Karen Ann. Mind, language, and epistemology: toward a language socialization paradigm for SLA. The Modern Language Journal, v. 88, p. 331-350, 2004.

WENDEN, Anita. What do second-language learners know about their language learning? A second look at retrospective accounts. Applied Linguistics, v. 7, n. 2, p. 86-205, 1986a.

______. Helping language learners think about learning. ELT Journal, v. 40, n. 1, p. 3-12, 1986b.

______. Metacognitive knowledge and language learning. Applied Linguistics, v. 19, n. 4, p. 515-537, 1999.

WOODS, Devon. The social construction of beliefs in the language classroom. In: KALAJA, P.; BARCELOS, Ana Maria F. (Orgs.). Beliefs about SLA: new research approaches. Dordrecht: Kluwer, 2003. p. 201-227.

WOOLFOLK, Anita. Educational psychology. 8th ed. MA: Allyn and Bacon, 2001.

ZEICHNER, Kenneth M. Alternative paradigms of teacher education. Journal of Teacher Education, v. 34, n. 3, p. 9-27. May/June 1983.

______. Changing directions in the practicum: looking ahead to the1990s. Journal of Education for Teaching, v. 16, n. 2, p. 105-132, 1990.

______. The new scholarship in teacher education. Educational Researcher, v. 28, n. 9, p. 4-15, 1999.

Downloads

Publicado

2011-04-09

Como Citar

Bomfim, B. B. S. B., & Conceição, M. P. (2011). Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 54. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.695

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.